Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa: Café de Investigação apresenta Neyde Veneziano, pesquisadora especialista em Teatro Musical Brasileiro nesta terça (17)

0
402
Neyde Veneziano

Neyde Veneziano é considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de Teatro Musical

Neyde Veneziano é especialista em Teatro Musical Brasileiro e é considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de teatro musical. A 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa (SLAMC) tem o prazer de trazer a pesquisadora para o Café de Investigação desta terça-feira, 17 de agosto. A atividade será realizada pela Plataforma Zoom, a partir das 19 horas e as inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScERgdKd6K0iHzb5YeCN4iIC9ImAqKBo2243AWXLXVq2pmnwQ/viewform .
Este Café de Investigação pretende discutir o Teatro Musical Brasileiro, tema da 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa, assim como a importância do Teatro Musical para a cena brasileira. Também, neste encontro será comentado o documentário “Mamãe, Quero ser Vedete”, a ser exibido no dia 16 de agosto, na programação da SLAMC. A atividade será mediada pela curadora da Semana, Flávia Marquetti.
A 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com a parceria com o Sesc Araraquara, Senac e Unesp. A programação completa da Semana LU(i)Z Antonio pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara (http://www.araraquara.sp.gov.br/slamc/

Neyde Veneziano – Especialista em Teatro Musical Brasileiro, Neyde Veneziano dirigiu 40 espetáculos em São Paulo e outros em Campinas, Florianópolis, Lisboa (PT) e Milão (IT).
Recebeu vários prêmios por suas encenações, entre eles dois APCAs, dois Mambembes e uma indicação ao Shell-2013 como Melhor Diretora por “Mistero Buffo”, com o Grupo LaMinima (Domingos Montagner e Fernando Sampaio).
Em 1988/1989, seu espetáculo “Revistando o Teatro de Revista” conquistou mais de 15 prêmios, tendo permanecido dois anos em cartaz, apresentando-se em temporada no Rio de Janeiro e São Paulo e em vários teatros do Brasil.
Neyde é Professora Doutora em Artes Cênicas pela USP, professora orientadora na UNICAMP e autora de cinco livros sobre Teatro de Revista, sendo considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de teatro musical.
Entre 2000 e 2001, viveu na Itália, fazendo seu pós-doutorado sobre Dario Fo, na Universidade de Bolonha. Desta importante pesquisa resultou seu livro “A Cena de Dario Fo: o exercício da imaginação” (Ed. Nobel). Este é o único trabalho sobre Dario Fo escrito em língua portuguesa.
Em 2019, lançou o documentário intitulado “Mamãe, Quero ser Vedete” que apresenta atrizes do antigo Teatro de Revista ao lado de Silvio de Abreu e Claudia Raia, como representantes contemporâneos do gênero. Trata-se de mais uma obra de Neyde Veneziano com o propósito de valorizar a brasilidade em palcos paulistanos.

SERVIÇO:

33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa

Dia: terça-feira (17 de agosto)

14h às 17h – Workshop Teatro e Musicalidade, com Luiz Paulo Rodrigues Junior, Senac Lapa Scipião
Onde: Oficina Remota realizada através da plataforma MS Teams (25 vagas)
Inscrições gratuitas no link https://www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-araraquara/33a-semana-luiz-antonio-martinez-correa-/5714/946/962/NONE/

19h – Café de Investigação, com Neyde Veneziano
Mediação: Flávia Marquetti
Onde: Plataforma Zoom
Inscrições gratuitas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScERgdKd6K0iHzb5YeCN4iIC9ImAqKBo2243AWXLXVq2pmnwQ/viewform .

20h – Pílulas da Felicidade “Minúcias do cotidiano”, com grupo Catanza
Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube
(https://www.youtube.com/channel/UCL5kjGJiDmG6Rz9_UANvvLA)

20h15 – Teatro Musical “Já não choram mais por mim!”, com Victor Ferrari
Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube
(https://www.youtube.com/channel/UCL5kjGJiDmG6Rz9_UANvvLA)
Grátis
Mais informações: http://www.araraquara.sp.gov.br/slamc/

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.