N/A

“Café da Manhã Solidário” reúne população em situação de rua, entidades e lideranças religiosas

Confraternização chega ao oitavo ano celebrando conquistas sociais e proteção da dignidade humana

A oitava edição do “Café da Manhã Solidário” foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), reunindo pessoas acolhidas pelos programas municipais destinados à população em situação de rua, lideranças religiosas, representantes de associações e gestores municipais. Programado para ser realizado anualmente no mês de dezembro, o encontro promove a confraternização das equipes e entidades com essa população, para celebrar o final de mais um ano e relembrar as ações realizadas durante o período.

As entidades presentes neste ano foram: Associação São Pio, Associação Sacrário de Amor, Associação Amigos da Vida (AAVida), Fundação Bento XVI, Grupo Voluntários Interdependentes Vivendo Amor (Grupo Viva), Igreja Batista Nova Aliança, Igreja Evangélica Emanuel e Grupo Ubuntu.

O prefeito Edinho iniciou sua saudação lembrando o propósito do encontro. “Quero agradecer a vocês por mais este café solidário, que nós fazemos todos os anos desde 2017. É uma forma de nós celebrarmos o Natal mostrando à cidade de Araraquara aquilo que tem sido feito em prol das pessoas que mais precisam, pessoas que estão reconstruindo suas vidas”.

Edinho enfatizou que não se pode desistir das pessoas: “A gente tem que persistir. Porque cada pessoa que a gente tira da rua é uma vida que é salva. Muitas vezes é uma família que é reorganizada, é um reencontro de pessoas que haviam desistido umas das outras”. E continuou: “Perto do Natal, quando as pessoas ficam mais sensíveis, a gente reencontra o amor, a solidariedade, a nossa capacidade de seres humanos de nos colocarmos no lugar do outro, de sentir a dor do outro. Queremos mostrar para Araraquara que existem entidades que não desistiram de quem mora na rua. Nós não desistimos, e, portanto, que a sociedade também não desista. Que a gente possa, num gesto de humanidade, investir energia, compreensão, empatia e amor para tentar tirar as pessoas da rua. Que possamos mostrar que é possível fazer diferente. Vocês que estão aqui hoje são vitoriosos e vitoriosas. Mas que a gente possa, pelo exemplo de vocês, buscar aqueles que não estão. Que as nossas vitórias sirvam de inspiração para continuarmos lutando”.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), reforçou o sentimento de compaixão. “Nesse café da manhã solidário, buscamos renovar o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa. Este evento é um ato de solidariedade, empatia, e, acima de tudo, um chamado de reflexão”. O vereador prosseguiu, pontuando que nem sempre é possível resolver todos os problemas que levam as pessoas a viver nas ruas, mas que o poder público deve ter a vontade de enfrentar essas questões e tomar medidas significativas para minimizar as dificuldades. “Que cada um de nós saia daqui comprometido em fazer a sua parte, para que ninguém seja deixado para trás”, concluiu Landim.

Em discurso emocionado, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, recordou sua trajetória à frente deste trabalho. “Esses oito anos foram de muita caminhada, muita luta, muita lida. Iniciamos em 2017, decidindo sobre a linha em que a gente ia atuar, que era a linha da proteção social, da dignidade humana, do direito, do respeito ao processo individual de cada um e cada uma que está ou estava em situação de rua nesta cidade”. Ela relembrou cada conquista social adquirida, desde a formação de uma equipe completa de proteção social e a criação da casa de acolhida, até as políticas públicas. “Estar no café da manhã hoje, com todos vocês, com todas as representações que estão aqui, significa que nós estamos fortalecidos e que vamos seguir na defesa e na luta para que a gente possa tratar essa pauta com dignidade”, finalizou.

O pastor Luiz Vicente de Souza Capano, da Assembleia de Deus Emanuel, ressaltou a eficiência do trabalho das equipes de acolhimento. “Não há como não se falar de algo que é incontestavelmente muito forte: muitas pessoas em situação de rua são enviadas de outras cidades para cá. E quando questionamos, eles falam que é porque aqui funciona. Um legado como este vai ficar para sempre”, disse, referindo-se ao final da gestão de Edinho. “O senhor pode estar saindo, mas nós vamos estar aqui para continuar o seu legado, continuar fazendo aquilo que o senhor nos ensinou. É isso que faz Araraquara ter sucesso, o poder de uma equipe trabalhando. E com isso, somos mais que vencedores. A única palavra que nós temos hoje é gratidão. Gratidão pela vida de vocês e pelas entidades.”

O bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, traçou um paralelo entre o trabalho da assistência social e as lições de Jesus. “Que possamos expressar o amor de cada um para com o nosso irmão, e ajudar esses irmãos que, quando caídos, precisam de uma mão estendida. Precisamos reconhecer Jesus em cada um dos nossos semelhantes, para que vivamos de forma a promover justiça e, consequentemente, paz. Neste dia, vamos rezar, que Jesus venha entre nós, acolhendo-nos, e vamos nos preparar para acolhê-lo e deixar que ele suscite ainda mais amor em nossos corações. E que projetos como este virem realidade. Que esta parceria importantíssima entre poder público e as entidades que trabalham, principalmente por aqueles que estão em situação de rua, possa continuar. Esse grande testemunho, do ponto de vista da nossa região, que seja possível dar continuidade. Peço a Deus para que assim seja”.

Cada religioso encerrou a participação na solenidade com sua bênção aos presentes. E, para finalizar o evento, duas apresentações artísticas – integrantes da Casa de Acolhida e Centro POP realizaram um jogral e os membros da Associação São Pio cantaram duas músicas.

Estiveram presentes na celebração o vereador Alcindo Sabino (PT), o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, e o representante da deputada estadual Thainara Faria, Fábio Rodrigues.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS