CAEE passa a atender em novo endereço 

0
196

Durante visita ao novo local, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) apontou a falta de manutenção no antigo imóvel da Prefeitura que levou à mudança 

Inaugurado em 2010 com 60 alunos, o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) ”Marisa Góes Wanderley” passou a funcionar em imóvel próprio da Prefeitura, na Vila Xavier, em 2014. No entanto, com o crescimento da demanda – hoje são 347 estudantes com deficiência ou transtorno do espectro autista –, foi necessária a mudança de endereço, alega a Prefeitura. Essa justificativa foi apresentada em resposta ao Requerimento nº 619/2022, de autoria do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos).

No documento parlamentar, Lineu questiona se não havia a possibilidade de utilizar outro imóvel público, evitando, assim, a locação. Segundo apurado pelo vereador, a Prefeitura firmou contrato com prazo de locação inicial de 12 meses, ao custo mensal de R$ 12 mil. “O CAEE funcionava em um prédio público, que foi entregue na gestão do ex-prefeito Marcelo Barbieri e reformado recentemente. Infelizmente, não foram feitos os serviços de manutenção predial colocando em risco alunos e funcionários, inviabilizando a continuidade do bom trabalhado de atendimento realizado com as nossas crianças. Porém, no atual momento, a Prefeitura endividada deveria investir na zeladoria do seu patrimônio e não aumentar seus gastos”, lamenta Lineu.

O governo municipal alega que a estrutura física do antigo imóvel não comportava mais a demanda crescente por matrículas. Segundo a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, em 2014, o prédio, com 11 salas de recursos para atendimento de alunos da Educação Especial, abrigava 110 alunos. “Nos anos subsequentes, o próprio prédio da Vila Xavier começou a não atender a demanda e, em 2016, abrimos uma sala anexa do CAEE no CER ‘Dona Cotinha de Barros'”, afirma.

Fora o aumento significativo do número de alunos, em 2021, o prédio sofreu um abalo em sua estrutura. “Devido às fortes chuvas, teve seu telhado comprometido, com rachaduras significativas nas paredes. Nesse período, deu-se início a busca de um novo imóvel para atender ao CAEE”, explica Clélia.

De acordo ainda com a secretária, o novo imóvel, localizado na região central da cidade, era o único que atendia às legislações de acessibilidade, de atendimento à demanda e localização de fácil acesso para as famílias. “Compreendemos que a mudança de endereço se tomou fundamental para atender à demanda, unificar a sala hoje atendida no CER ‘Cotinha de Barros’ num único espaço, otimizando os recursos e equipamentos envolvidos nas salas de recursos multifuncionais e oferecer um espaço seguro e acessível”, conclui Clélia.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.