Pesquisa do Datafolha revela que a maioria dos brasileiros é otimista em relação à economia neste próximo ano. A região nordeste, mais favorecida pelos programas assistenciais do governo Lula, reúne a população com melhor expectativa para 2007: não vai faltar a rotulada bolsa-esmola. A região Sul/Sudeste estão pessimistas.
Embora sem as características de uma ilha, a região de Araraquara pode ficar numa situação privilegiada com as instalações de novas empresas, com novos empregos e mais dinheiro circulando no comércio. Mas, as novas normas do Plano Diretor estão desanimando o setor imobiliário.
Valter Merlos
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), a cidade recebeu novos investimentos que trazem boas perspectivas para aumento de mão-de-obra.
Emprego
As empresas que se hospedam na cidade significam expectativa de emprego para os trabalhadores (desempregados de algum tempo e os que procuram adentrar ao mercado pela primeira vez): Cast Informática, empresa de Tecnologia da informação, deve entrar em operação em Araraquara no inicio de 2007 e segundo Luiz Maria de Ávila Duarte (vice-presidente), cerca de 100 pessoas serão chamadas de inicio e, em quatro anos, o número de empregados pode chegar a 600.
Mais 30 empregos serão oferecidos, de início, com a instalação do centro de distribuição da América Virginia, maior fabricante nacional de cigarros. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sgobbi, a vinda da América Virginia será importante para aumentar o valor agregado e o percentual de participação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Economia regional
Até 2.000 o município contava com 3.631 empresas que contribuíam para o ICMS e até 2004, foram acrescentadas 2.179 empresas.
O Condomínio Logístico Mega Intermodal será valioso para o aumento do ICMS. Sgobbi explica que vão aumentar as receitas de Araraquara, pois, as novas empresas vão trazer competitividade que é lastro para as exportações de produtos da região, com a redução no custo de transporte. Isso posto, 2007 pode ser melhor. É a esperança! (Luiza Paiva)