Boletim do Coronavírus – de 8 de setembro de 2021

0
644

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, 8 de setembro de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 98.759
– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.744
– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 24.050 ligações
– Exames realizados junto à Unesp: 112.431
– Exames realizados junto à Uniara: 44.442
– Testes capilares – 44.420
– Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 39.432
– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 945

VACINAÇÃO

E a vacinação contra a Covid-19 continua avançando no município. Hoje estão sendo vacinados os adolescentes de 15 a 17 anos, sem comorbidades, e também dos jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades, além de deficientes, lactantes, gestantes e puérperas desta faixa etária.
Amanhã terá início a vacinação dos adolescentes de 14 anos e, na sexta-feira, dia 10, começarão a ser imunizados os de 13 anos.
E também amanhã, dia 9, o município vai começar a aplicação da terceira dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais, em todos os polos de vacinação. Mas é preciso que eles tenham completado a imunização há pelo menos 6 meses.
A Comissão de Organização de Vacinação se reuniu hoje e definiu este avanço do calendário de imunização com base nas doses que foram entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), órgão do governo do Estado.
Continuam ainda a aplicação da primeira dose nas pessoas de 18 anos ou mais e aplicação da segunda dose dos imunizantes, mas as pessoas precisam ficar atentas aos polos que estão aplicando cada uma delas.
As informações completas sobre o calendário de imunização municipal, os polos que atendem cada público, horários e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Lembrando que nos drive-thrus do Cear e do Sesc não há aplicação de vacina em quem chega a pé, por questões de segurança e organização.
Até a data de hoje, Araraquara já aplicou 284.577 doses, sendo 183.980 da primeira dose, 94.534 da segunda dose e 6.063 de dose única.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 5 casos positivos de Coronavírus de 50 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje.
Portanto, agora Araraquara tem 29.636 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 100 permanecem em quarentena e 28.958 já saíram. Aguardam resultado de exames 129 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 18 pacientes estão internados. Destes, 12 pacientes estão em enfermaria, todos confirmados, e 6 estão em UTI, todos confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 16% de leitos de enfermaria e 7% de UTI.
Hoje, a Hospital São Paulo tem 4 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 6 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 7 pacientes.
Do total de 18 internados, 16 são moradores de Araraquara e 2 são de outros municípios e estão em UTIs de hospitais da cidade. Eles residem em Santa Cruz das Palmeiras e Santa Lúcia.
Araraquara registrou, até o momento, 578 óbitos decorrentes de Covid-19.

ÓBITOS

Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:
Homem de 97 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede privada desde o dia 3 de setembro.
Homem de 77 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede privada desde o dia 29 de agosto.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.