Boletim do Coronavírus – de 8 de outubro de 2021

0
730

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira (08), para novas deliberações e informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua com a aplicação da terceira dose em profissionais da Saúde que atuam nos hospitais, UPAs e UBSs.
Os que atuam nos hospitais e nas UPAs serão vacinados nas suas unidades de trabalho. Já os profissionais que atuam nos postos de saúde que não são polo de vacinação terão que se dirigir a um dos 14 polos para receberem a terceira dose.
Todos precisam ter tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses.
Os demais serão vacinados a partir do dia 13 de outubro, de acordo com um cronograma que será divulgado após reunião de hoje da Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19.
Os idosos com 70 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses, também estão recebendo a terceira dose, assim como as pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico, que tenham tomado a segunda doses há pelo menos 28 dias.
Prossegue ainda a aplicação de segunda dose, inclusive a antecipada da Pfizer, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e de maiores de 18 anos, em qualquer um dos polos de vacinação.
Todas as informações sobre o calendário municipal, os polos, horários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 359.511 doses, sendo 196.594 da primeira dose, 158.830 da segunda dose e dose única e 4.087 de terceira dose.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 16 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 1,81% do total de 881 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 11,7%, sendo 16 positivados de 136 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 745 testes no dia 7 de outubro, com nenhuma amostra positivada.
Portanto, agora Araraquara tem 30.452 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 91 permanecem em quarentena e 29.770 já saíram. Aguardam resultado de exames 132 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 10 pacientes estão internados. Destes, 6 confirmados estão em enfermaria e 4 confirmados estão em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 8% de leitos de enfermaria e 8% de UTI.
Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 3 pacientes, o Hospital de Campanha tem 5 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 1 paciente.
Dos 10 internados, todos são moradores de Araraquara.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 591 óbitos decorrentes de Covid-19. Não há registro de óbitos nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.