Boletim Do Coronavírus – de 8 de novembro de 2021

0
131

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira (08), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.
De 1 a 7 de novembro, foram contabilizadas 716 ações de fiscalização. Destas, foram 420 ações, de 1 a 4 de novembro, e 296 durante o fim de semana, de 5 a 7 de novembro.

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:
Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 189
Outros estabelecimentos comerciais: 408
Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 28
Pesque-pague: 5
Academias/ condicionamento físico: 19
Clubes/ salão de festas e eventos: 5
Construção civil/ casa de material de construção: 46
Lotéricas/órgãos públicos: 4
Áreas de lazer/ chácaras/campos de futebol: 7
Residências/ condomínios/ república: 4
Igrejas: 1

Essas ações resultaram em 30 autos de infração por descumprimento do uso obrigatório de máscaras e do isolamento social.
As equipes de fiscalização continuam nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor. Todas as regras devem ser cumpridas. Cabe à população utilizar máscara corretamente e manter o distanciamento seguro entre as pessoas. São medidas sanitárias que podem evitar a transmissão do vírus.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 3 casos positivos de Coronavírus de 65 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje. Portanto, agora Araraquara tem 31.060 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 71 permanecem em quarentena e 30.391 já saíram. Aguardam resultado de exames 137 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 11 pacientes estão internados. Destes, 8 estão em enfermaria, 3 suspeitos e 5 confirmados, e 3 estão em UTI, 1 suspeito e 2 confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 20% de leitos de enfermaria e 10% de UTI.
Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, o Hospital de Campanha tem 1 paciente e o HEAB tem 5 pacientes.
Do total de 11 pacientes internados, 6 são moradores de Araraquara e 5 residem em outros municípios: 1 é de Américo Brasiliense, 1 é de Gavião Peixoto e 3 são de São Carlos.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 598 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 segue avançando no município: Araraquara já aplicou 392.506 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 198.514 da primeira dose, 174.661 da segunda dose e dose única e 19.331 de terceira dose.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta