Boletim do Coronavírus – de 7 de outubro de 2021

0
523

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira (07), para novas deliberações e informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua no município com a aplicação da terceira dose em profissionais da Saúde que atuam nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde. Todos precisam ter tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses.
Os que atuam nos hospitais e nas UPAs serão vacinados nas suas unidades de trabalho. Os profissionais que atuam nos postos de saúde que não são polo de vacinação terão que se dirigir a um dos 14 polos para receberem a terceira dose.
Já os demais serão vacinados a partir do dia 13 de outubro, de acordo com um cronograma que será divulgado pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19 até o início da próxima semana.
E também começaram a receber a terceira dose hoje os idosos com 70 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses, em todos os polos de atendimento.
Continua também terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico, somente na unidade do Sesa, para aqueles que completaram a imunização há pelo menos 28 dias, independentemente da idade, com apresentação de carta médica.
Prossegue ainda a aplicação de segunda dose, inclusive a antecipada da Pfizer, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e de maiores de 18 anos, em qualquer um dos polos de vacinação.
Todas as informações sobre o calendário municipal, os polos, horários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 357.470 doses, sendo 196.429 da primeira dose, 157.796 da segunda dose e dose única e 3.245 de terceira dose.
A vacina é comprovadamente a nossa principal arma na batalha contra a Covid-19. E é fundamental que as pessoas completem a imunização tomando duas doses. Vacina salva vidas.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 12 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 1,83% de 654 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 8,19%, sendo 10 positivados de 122 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 532 testes no dia 6 de outubro, com 2 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 30.436 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 103 permanecem em quarentena e 29.742 já saíram. Aguardam resultado de exames 96 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 10 pacientes estão internados. Destes, 5 confirmados estão em enfermaria e 5 estão em UTI, 1 suspeito e 4 confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 7% de leitos de enfermaria e 10% de UTI.
Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 5 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 2 pacientes.
Dos 10 internados, todos são moradores de Araraquara.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 591 óbitos decorrentes de Covid-19. Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

Homem de 84 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública no dia 30 de setembro.

Mulher de 26 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada em 16 de fevereiro e transferida para outro município em 17 de fevereiro. A data do óbito foi em 24 de fevereiro, com notificação na data de hoje.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.