Boletim do Coronavírus – de 30 de outubro de 2021

0
771

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 30 de outubro de 2021, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde realizou hoje plantão de vacinação contra a Covid-19 e agora vai retomar a vacinação na quarta-feira, dia 3 de novembro.

VACINAÇÃO

Continuarão sendo aplicadas a terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais e nos profissionais da saúde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses, em todos os polos de vacinação, além do grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa.
E aplicadas a primeira e segunda doses em adolescentes de 12 a 17 anos, maiores de 18 anos, gestantes, lactantes e puérperas.
Lembrando ainda que os adolescentes que estiverem sem acompanhante devem apresentar termo de assentimento, com assinatura de responsável, inclusive na aplicação da segunda dose.

O termo está disponível para impressão no site da Prefeitura.
(http://www.araraquara.sp.gov.br/arquivos/vacinacao-de-menores-de-18-anos-termo-de-assentimento-livre-e-esclarecido.pdf)

O intervalo de aplicação da segunda dose da Pfizer em adolescentes de 12 a 17 anos continua sendo de 8 semanas. A redução do intervalo entre as duas doses para 21 dias, no caso da Pfizer, vale apenas para as pessoas com 18 anos ou mais.
Já no caso da vacina Astrazeneca, está mantido o intervalo de 12 semanas entre as duas doses. O Estado de São Paulo chegou a anunciar a redução do intervalo deste imunizante para 8 semanas, no entanto, a Secretaria Municipal da Saúde aguarda a entrega de novas remessas da vacina pelo Diretoria Regional de Saúde (DIR III) para deliberar sobre a medida.
E outras mudanças foram deliberadas pela Comissão de Organização de Vacinação e começarão a vigor na quarta-feira.
A partir do dia 3 de novembro, o drive-thru do Cear vai atender em novo horário, das 8 às 12 horas, mesmo horário do drive-thru do Sesc.
Além dos dois drive-thrus, passam a ser polos de vacinação os postos de Saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade e Assentamento Bela Vista, sempre das 8 às 15 horas.
Seguindo nota técnica do Ministério da Saúde, a Comissão também deliberou sobre a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.
Ficou definido que, no caso das pessoas que vão viajar ao exterior e só têm a primeira dose, elas poderão antecipar a segunda dose, respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina Astrazeneca.
Já as pessoas que tomaram as duas doses da Coronavac e pretendem viajar para países que ainda não incluíram esse imunizante na lista de vacinas autorizadas, elas podem tomar a terceira dose da Pfizer, respeitando o intervalo de 28 dias da segunda dose.
Para essas medidas, que serão adotadas em todos os polos de vacinação, será obrigatória apresentação de comprovação da viagem, no caso, a passagem.
As informações completas sobre o esquema vacinal e atualizações do calendário são divulgadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 381.943 doses, sendo 198.224 da primeira dose, 172.126 da segunda dose e dose única e 17.593 de terceira dose.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou neste sábado mais 12 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 2,2% de 545 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 5,44%, sendo 11 positivados de 202 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 343 testes no dia 29 de outubro, com 1 positivado.
Portanto, agora Araraquara tem 30.921 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 143 permanecem em quarentena e 30.181 já saíram. Aguardam resultado de exames 119 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 12 pacientes estão internados. Destes, 8 pacientes confirmados estão em enfermaria e 4 confirmados estão em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 10% de leitos de enfermaria e 8% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 6 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 4 pacientes e o HEAB tem 1 paciente.
Do total de 12 pacientes internados, 10 são moradores de Araraquara e 2 residem em outros municípios. Eles são de Américo Brasiliense e Porto Ferreira.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.