Boletim do Coronavírus – de 3 de setembro de 2021

0
385

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira (03), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A imunização contra a Covid-19 prossegue e a Secretaria Municipal de Saúde abre hoje o 10º polo de vacinação contra a Covid-19, no Centro Municipal de Saúde (CMS) do Santa Angelina.
O novo polo começa atendendo os adolescentes de 15 a 17 anos, sem comorbidades, e também dos jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades, além de deficientes, lactantes, gestantes e puérperas desta faixa etária.
Além do posto do Santa Angelina, esse público a continua sendo imunizado no drive-thrus do Sesc e do Cear, unidades de saúde do Vale do Sol e do Sesa.
Nos dois drive-thrus, o adolescente deve estar acompanhado de um representante legal para receber a vacina. Já nas unidades do Sesa, do Vale do Sol e do Santa Angelina, não é preciso estar acompanhado, mas é exigido o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, assinado por um representante legal.
O documento está disponível para retirada nas unidades de saúde e também no site da Prefeitura, para impressão.
O link é o http://www.araraquara.sp.gov.br/arquivos/vacinacao-de-menores-de-18-anos-termo-de-assentimento-livre-e-esclarecido.pdf
Também continua a vacinação das pessoas com 18 ou mais, nas unidades de Saúde da Vila Xavier, Iedda e Adalberto Roxo. E ainda aplicação de segunda dose, em todos os polos de vacinação.
Na segunda-feira, dia 6 de setembro, véspera de feriado e ponto facultativo no município, será realizado plantão de vacinação, no drive-thru do Cear e as unidades do Vale do Sol e Santa Angelina.
Todas as informações sobre o plantão e sobre o avanço da imunização na próxima semana, os polos que atendem cada público, horários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Até a data de hoje, Araraquara já aplicou 278.398 doses, sendo 180.980 da primeira dose, 91.355 da segunda dose e 6.063 de dose única.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 12 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 1,64% de 731 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 5,79%, sendo 8 positivados de 138 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 593 testes no dia 2 de setembro, com 5 positivados, sendo 1 de outro município.
Portanto, agora Araraquara tem 29.541 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 113 permanecem em quarentena e 28.853 já saíram. Aguardam resultado de exames 135 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 27 pacientes estão internados. Destes, 15 confirmados estão em enfermaria e 12 confirmados estão em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 19% de leitos de enfermaria e 15% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 1 paciente internado com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, o Hospital São Francisco tem 3 pacientes, o Hospital de Campanha tem 11 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 8 pacientes.
Do total de 27 internados, 19 são moradores de Araraquara e 8 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 3 estão em enfermaria e 5 estão em UTI.
Os 8 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense, Guarapiranga, Rincão (2), Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, São Carlos e São Simão.

ÓBITOS
Araraquara registrou, até o momento, 575 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.