Boletim do Coronavírus – de 26 de novembro de 2021

0
383

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira (26), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 prossegue no município hoje, até às 15 horas, e prossegue na segunda-feira, dia 29.
Estão sendo aplicadas as 1ª, 2ª e 3ª doses, além da complementação do esquema vacinal de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.
O município continua avançando imunização e é muito importante que as pessoas que ainda não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal com duas doses procurem um dos polos de vacinação. O público elegível para a terceira dose ou dose de reforço também deve ficar atento e se vacinar. A vacinação é a principal arma no enfrentamento e controle da pandemia de Covid-19.
Araraquara já aplicou 410.981 doses contra a Covid-19, sendo 199.625 da primeira dose, 185.255 da segunda dose e dose única e 26.101 de terceira dose. Esses números serão atualizados assim que o site for restabelecido.
As informações completas sobre o esquema vacinal e mudanças no calendário são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 10 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 1,68% de 595 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 5,78%, sendo 10 positivados de 173 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 422 testes no dia 25 de novembro, todos negativados.
Portanto, agora Araraquara tem 31.317 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 53 permanecem em quarentena e 30.663 já saíram. Aguardam resultado de exames 137 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 7 pacientes estão internados. Destes, 6 confirmados estão em enfermaria e 1 confirmado está em UTI. Todos residem em Araraquara.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 18% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.
Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes e a Unidade do Melhado tem 4 pacientes.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 601 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma idosa de 75 anos, com comorbidades, que foi internada em unidade da rede privada em 25 de outubro. Ela já havia saído do isolamento e, por isso não vinha mais sendo contabilizada como caso Covid-19. A unidade hospitalar atestou óbito decorrente de complicações da doença.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.