Boletim do Coronavírus – de 25 de outubro de 2021

0
411

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira (25), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.
De 18 a 24 de outubro, foram contabilizadas 530 ações de fiscalização. Destas, foram 375 ações, de 18 a 21 de outubro, e 155 durante o fim de semana, de 22 a 24 de outubro.

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:
Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 175
Outros estabelecimentos comerciais: 250
Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 20
Academias/ condicionamento físico: 14
Construção civil/ casa de material de construção: 48
Escolas – 3
Bancos – 1
Lotéricas/órgãos públicos: 5
Residências/ condomínios/ repúblicas – 9
Praças/Áreas públicas: 5

Essas ações resultaram em 34 autos de infração por descumprimento do uso obrigatório de máscaras e do isolamento social.
As equipes de fiscalização continuam nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor. Todas as regras devem ser cumpridas. Cabe à população utilizar máscara corretamente e manter o distanciamento seguro entre as pessoas. São medidas sanitárias que podem evitar a transmissão do vírus.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 6 casos positivos de Coronavírus de 77 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje. Portanto, agora Araraquara tem 30.802 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 187 permanecem em quarentena e 30.018 já saíram. Aguardam resultado de exames 180 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 11 pacientes estão internados. Destes, 9 estão em enfermaria, 1 suspeito e 8 confirmados, e 2 confirmados estão em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 11% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 5 pacientes e o Hospital Nestor Goulart Reis tem 2 pacientes e o HEAB tem 1 paciente.

ÓBITOS

Do total de 11 pacientes internados, 10 são moradores de Araraquara e 1 reside em Américo Brasiliense.
Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

VACINAÇÃO
A vacinação contra a Covid-19 segue avançando no município: Araraquara já aplicou 377.975 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 197.721 da primeira dose, 167.171 da segunda dose e dose única e 13.063 de terceira dose.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.