Boletim do Coronavírus – de 21 de outubro de 2021

0
385

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira (21), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde antecipou de 8 semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer em pessoas com 18 anos ou mais. No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, está mantido o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda doses.
A antecipação foi definida pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, com base nas doses de vacina disponibilizadas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), órgão do governo do Estado de São Paulo.
Portanto, os maiores de 18 anos que tomaram a primeira dose do imunizante da Pfizer há 21 dias ou mais já podem procurar um dos polos de vacinação para receber a segunda dose.
Também a partir de hoje, os maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose e que estavam sendo atendidos na lista da xepa, voltam a ser atendidos em qualquer um dos polos de vacinação.
Continua ainda aplicação da segunda dose dos demais imunizantes e da terceira dose em idosos com idade acima de 60 anos, em profissionais da saúde e no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico.
As informações completas sobre o calendário municipal, os locais de vacinação, horários e documentos exigidos estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Araraquara já aplicou 374.958 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 197.546 da primeira dose, 165.979 da segunda dose e dose única e 11.433 de terceira dose.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 32 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 4,05% de 790 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 17,39%, sendo 20 positivados de 115 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 675 testes no dia 20 de outubro, com 12 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 30.644 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 112 permanecem em quarentena e 29.935 já saíram. Aguardam resultado de exames 161 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 13 pacientes estão internados. Destes, 10 pacientes estão em enfermaria, 2 suspeitos e 8 confirmados, e 3 estão em UTI; 1 suspeito e 2 confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 12% de leitos de enfermaria e 6% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 3 pacientes e o Hospital Nestor Goulart Reis tem 2 pacientes e o HEAB tem 3 pacientes.
Do total 13 pacientes internados, 9 são moradores de Araraquara e 4 residem em outros municípios, sendo 2 de Américo Brasiliense, 1 de Campos do Jordão e 1 de São Carlos.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.