Boletim do Coronavírus – de 19 de agosto de 2021

0
326

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira (19), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
O decreto municipal no 12.660, que adequa as medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-10 no município às novas regras do Plano São Paulo, do Governo Estadual, foi publicado hoje pela Prefeitura.
O documento, que começa a vigorar na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, mantém as medidas sanitárias de controle vertical para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 a traz alterações em algumas regras das atividades comerciais e de serviços, entre elas a permissão do atendimento presencial de clientes e consumidores, sem restrição de ocupação e de horário, desde que respeitadas as medidas sanitárias já estabelecidas, e ainda resguardado o distanciamento de 1 metro entre as pessoas.
O novo decreto dispõe das regras e de medidas sanitárias para realização de eventos, convenções, atividades que envolvam fornecimento de alimentos ou bebidas para consumo imediato no local, inclusive as áreas de lazer, bem como os cinemas, teatros, casas de shows e demais espaços que realizem atividades culturais.
Ainda inclui as regras de funcionamento de academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas, clubes esportivos e recreativos e estabelecimentos congêneres, tais como os estabelecimentos de educação complementar não regulada, cujos cursos oferecidos envolvam preponderantemente atividades físicas.
E também foi publicado hoje o decreto municipal no 12.659, que dispõe sobre as aulas e as atividades presenciais nos estabelecimentos de educação básica das redes públicas e privadas de ensino, bem como do ensino técnico e superior do município. Ele também começará a vigorar no dia 23 de agosto.

Os dois decretos podem ser consultados, na íntegra, no site da Prefeitura.
http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/agosto/18/decreto-no-12-660-de-18-de-agosto-de-2021
http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/agosto/18/decreto-no-12-659-de-18-de-agosto-de-2021

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 27 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 3,47% de 777 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 8,92%, sendo 24 positivados de 269 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 508 testes no dia 18 de agosto, com 3 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 29.194 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 303 permanecem em quarentena e 28.322 já saíram. Aguardam resultado de exames 208 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, preencher com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 43 pacientes estão internados. Destes, 19 estão em enfermaria, 17 confirmados e 2 suspeitos, e 24 estão em UTI, todos confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 25% de leitos de enfermaria e 30% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 4 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 5 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 16 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 16 pacientes.
Do total de 43 internados, 24 são moradores de Araraquara e 19 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 7 estão em enfermaria e 12 estão em UTI.
Os 19 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (1), Boa Esperança do Sul (2), Cafelândia (1), Guarapiranga (1), Motuca (1), Rincão (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (5), Serra Azul (1), Tabatinga (3) e Taquaritinga (1).

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 569 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 avança no município. Já foram aplicadas, até o momento, 247.184 doses, sendo 171.294 da primeira dose, 69.946 da segunda dose e 5.944 de dose única.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.