Boletim do Coronavírus – de 18 de novembro de 2021

0
587

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira (18), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A Comissão de Organização de Vacinação contra Covid-19 do município se reúne hoje para definir como será a adesão à orientação do Ministério da Saúde sobre a aplicação da terceira dose ou dose de reforço nas pessoas com 18 anos ou mais que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses.
O avanço no calendário municipal depende de orientação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e também das remessas de doses distribuídas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III), órgão da Secretaria Estadual.
As informações completas serão atualizadas, após a reunião, no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Enquanto isso, a vacinação contra a Covid-19 prossegue nos drive-thrus do Cear e do Sesc, que atendem das 8 às 12 horas, e nos polos organizados nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade e Assentamento Bela Vista, sempre das 8 às 15 horas.
Continuam sendo aplicadas primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, gestantes, lactantes e puérperas e maiores de 18 anos; a segunda dose e a dose de reforço em idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico.
Prossegue ainda a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.
Já foram aplicadas, até o momento, 403.227 doses, sendo 199.219 da primeira dose, 181.683 da segunda dose e dose única e 22.325 de terceira dose.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 20 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 2,93% de 682 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 7,23%, sendo 16 positivados de 221 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 461 testes no dia 17 de novembro, com 4 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 31.246 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 104 permanecem em quarentena e 30.542 já saíram. Aguardam resultado de exames 125 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19). O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 4 pacientes estão internados, todos confirmados e em enfermaria.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 12% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.
Hoje, o Hospital de Campanha tem 3 pacientes e o HEAB tem 1 paciente. Todos são moradores de Araraquara.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 600 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um homem de 56 anos, com comorbidades, que foi internado em hospital da rede privada no dia 25 de outubro. Ele já havia saído do isolamento, por isso não vinha mais sendo contabilizado como caso Covid-19. A unidade hospitalar atestou óbito decorrente de complicações da doença.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.