Boletim do Coronavírus – de 16 de julho de 2021

0
647

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 16 de julho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Comissão Municipal de Vacinação contra a Covid-19 definiu o avanço do cronograma até o fim da próxima semana, com base nas remessas de doses entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS- Araraquara).
Hoje estão sendo vacinadas as pessoas com 35 anos ou mais, além de gestantes e puérperas, lactantes e segundas doses de Astrazeneca e Coronavac.
Amanhã, sábado, os polos de vacinação não estarão funcionando, mas o foco será o público de faltosos. A Vigilância Epidemiológica vai realizar uma busca-ativa e chamar as pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose e ainda não foram completar a imunização.
A vacinação nos 9 polos vai ser retomada na segunda-feira, dia 19, com as pessoas de 34 anos ou mais; na terça-feira, pessoas de 33 anos ou mais; na quarta-feira, 32 anos ou mais; quinta-feira, 31 anos ou mais, e na sexta-feira, dia 23, serão imunizadas as pessoas de 30 anos ou mais.
A vacinação desses grupos ocorre no CMSC Vila Xavier, Iedda, UPA Vale Verde, Sesa, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, no drive-thru do Sesc e também do Cear.
É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. E para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o https://vacinaja.sp.gov.br/
As informações sobre os polos de vacinação, horários e público-alvo de cada um estão detalhadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
E as pessoas que puderem e quiserem colaborar com a Rede de Solidariedade, podem aproveitar a vacinação no drive-thru e doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou ainda cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade do município.
Araraquara já aplicou, até o momento, 167.720 doses, sendo 120. 732 da primeira dose, 43.383 da segunda dose e 3.605 de dose única.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 92 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 8,31% de 1.107 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 14,95% de 555 amostras, sendo, destas, 83 positivados.
Araraquara soma, portanto, 27.124 casos confirmados de Covid-19.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e também nas barreiras sanitárias, foram aplicados um total de 552 testes no dia 15 de julho, com 9 positivados.
Do total de confirmados, 447 permanecem em quarentena e 26.131 já saíram. Aguardam resultado de exames 427 amostras.
Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi criada uma plataforma para consulta: basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 144 pacientes estão internados. Destes, 74 estão em enfermaria, sendo 70 confirmados e 4 suspeitos e 70 estão em UTI, sendo 69 confirmados e 1 suspeito.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 46% de leitos de enfermaria e 62% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 22 pacientes, o Hospital São Francisco tem 20 pacientes, o Hospital de Campanha tem 41 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 37 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 8 pacientes.
Do total de 144 internados, 70 são moradores de Araraquara e 74 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 34 estão em enfermaria e 40 estão em UTI.
Os 74 pacientes de outros municípios residem em Americana (1), Américo Brasiliense (3), Araras (1), Barrinha (1), Boa Esperança do Sul (6), Capivari (1), Descalvado (3), Guatapará (1), Ibaté (4), Ibitinga (1), Igaraçú do Tiete (2), Itápolis (1), Itaporanga (1), Matão (3), Piracicaba (1), Pirassununga (2), Porto Ferreira (2), Reginópolis (1), Rincão (7), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (2), São Carlos (24) e Tabatinga (4).
Araraquara registrou, até o momento, 546 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.