Boletim do Coronavírus – de 15 de outubro de 2021

0
434

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira (15), para novas deliberações e informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

Amanhã, sábado, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão mobilizadas para o Dia D de Multivacinação. O objetivo é a atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos, para a proteção desde público-alvo. Estarão abertos os 33 postos de saúde do município, das 8 às 17 horas.
A estratégia oferecerá 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, melhorando as coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos. Assim, os pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto mais próximo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.
Já a vacinação contra a Covid-19, que segue hoje até as 15 horas, será retomada na segunda-feira, dia 18, com a aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais, em todos os polos de vacinação, e também nos profissionais da saúde. Todos devem ter completado a imunização, com duas doses, há pelo menos seis meses.
Os trabalhadores dos serviços de saúde que já estavam sendo vacinados nos drive-thrus do Cear e do Sesc, passarão a ser atendidos também nas unidades do Sesa, Iedda, Vila Xavier e Adalberto Roxo.
Continuará ainda a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa. Além da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, das pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.
Todas as informações sobre o Dia D de multivacinação e do calendário municipal de vacinação contra a Covid-19 estarão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Araraquara já aplicou 366.328 doses, sendo 197.063 da primeira dose, 162.237 da segunda dose e dose única e 7.028 de terceira dose.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 15 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 2% de 744 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 7,6%, sendo 14 positivados de 183 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 561 testes no dia 14 de outubro, com 1 positivado.
Portanto, agora Araraquara tem 30.521 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 67 permanecem em quarentena e 29.859 já saíram. Aguardam resultado de exames 127 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 7 pacientes estão internados. Destes, 4 confirmados estão em enfermaria e 3 confirmados estão em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 6% de leitos de enfermaria e 6% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, o Hospital São Francisco também tem 1 paciente e o Hospital de Campanha tem 5 pacientes.
Do total 7 internados, 6 são moradores de Araraquara e 1 reside em Tabatinga.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 595 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.