Boletim do Coronavírus – de 14 de julho de 2021

0
408

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira (14), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

  • Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 88.036
  • Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.635
  • Pacientes internados na unidade de retaguarda do Melhado: 539
  • Atendimentos pelo Disque-Saúde: 20.701 ligações
  • Exames realizados junto à Unesp: 101.107
  • Exames realizados junto à Uniara: 44.442
  • Unidades de saúde, praças, barreiras sanitárias e antígenos da UPA: 53.216
  • Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 788

E a Comissão Municipal da Vacinação contra a Covid-19 traçou o avanço do cronograma desta semana com base no quantitativo de doses disponíveis no momento e também das grades novas que estão sendo aguardadas e serão entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS – Araraquara).
Também com base neste quantitativo, ficou definido que a imunização passará a ser realizada em 9 polos – unidade de saúde da Vila Xavier, Iedda, UPA Vale Verde, Sesa, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, além do drive-thru do Cear e drive-thru do Sesc.
Hoje, excepcionalmente, o atendimento está tendo início às 12 horas. Serão aplicadas as segundas doses de Astrazeneca e Coronavac e também a primeira dose em gestantes e puérperas e em pessoas de 37 a 39 anos.
Amanhã, quinta-feira, serão vacinadas as pessoas de 36 anos a 39 anos, nos 9 polos, a partir das 8 horas (somente no drive-thru do Cear o atendimento tem início às 9 horas). Também continuará a aplicação de segunda dose da vacina Astrazeneca, em todos os polos, inclusive drive-thru do Cear a drive-thru do Sesc. Já a Coronavac será disponibilizada somente no CMSC Vila Xavier e unidade do Sesa.
E na sexta-feira, fechando a semana, chega a vez das pessoas de 35 anos. Nos mesmos horários e locais do dia anterior, pessoas de 35 a 39 anos poderão se vacinar, assim como as pessoas que deverão tomar as segundas doses da Astrazeneca e da Coronavac.
As informações sobre os polos de vacinação, horários e público-alvo de cada um estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o https://vacinaja.sp.gov.br/
E as pessoas que puderem e quiserem colaborar com a Rede de Solidariedade, podem aproveitar a vacinação no drive-thru e doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou ainda cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade do município.
Araraquara já aplicou, até o momento, 162.259 doses, sendo 118.640 da primeira dose, 40.950 da segunda dose e 2.669 de dose única.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 109 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 8,05% de 1.353 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 14,28% de 644 amostras, sendo, destas, 92 positivados.
Araraquara soma, portanto, 26.936 casos confirmados de Covid-19.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e também nas barreiras sanitárias, foram aplicados um total de 709 testes no dia 13 de julho, com 25 positivados, sendo 8 de outros municípios.
Do total de confirmados, 490 permanecem em quarentena e 25.901 já saíram. Aguardam resultado de exames 455 amostras.
Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi criada uma plataforma para consulta: basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 153 pacientes estão internados. Destes, 89 estão em enfermaria, sendo 84 confirmados e 5 suspeitos e 64 estão em UTI, sendo 63 confirmados e 1 suspeito.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 55% de leitos de enfermaria e 57% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 25 pacientes, o Hospital São Francisco tem 25 pacientes, o Hospital de Campanha tem 38 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 38 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 11 pacientes.
Do total de 153 internados, 75 são moradores de Araraquara e 78 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 40 estão em enfermaria e 38 estão em UTI.
Os 78 pacientes de outros municípios residem em Americana (1), Américo Brasiliense (3), Araras (1), Boa Esperança do Sul (6), Capivari (1), Curupá (1), Descalvado (3), Gavião Peixoto (1), Guatapará (1), Ibaté (4), Ibitinga (1), Igaraçú do Tiete (1), Itápolis (1), Itaporanga (1), Limeira (1), Matão (3), Nova Europa (1), Piracicaba (2), Pirassununga (2), Porto Ferreira (3), Reginópolis (1), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Santa Cruz das Palmeiras (4), Santa Lúcia (3), São Carlos (24) e Tabatinga (2).

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 545 óbitos decorrentes de Covid-19. Os 2 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

Mulher de 90 anos, com comorbidade, internada em hospital da rede pública desde o dia 9 de julho.
Mulher de 95 anos, com comorbidade, internada em hospital da rede pública desde o dia 3 de julho.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.