Boletim do Coronavírus – de 11 de novembro de 2021

0
342

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira (11), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua nos drive-thrus do Cear e do Sesc, que atendem das 8 às 12 horas, e nos polos de vacinação organizados nos postos de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade e Assentamento Bela Vista, sempre das 8 às 15 horas.
Estão sendo aplicadas a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, gestantes, lactantes e puérperas e pessoas de 18 anos ou mais, além da segunda dose de todos os imunizantes. Já a terceira dose tem como público alvo os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico.
As pessoas que vão viajar para o exterior também podem procurar a complementação do esquema vacinal, apresentando a passagem para comprovar a viagem: quem tem só a primeira dose pode antecipar a segunda dose, respeitando o intervalo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina Astrazeneca.
Já quem tomou as duas primeiras doses da Coronavac e pretende viajar para países que ainda não incluíram esse imunizante na lista de vacinas autorizadas, pode tomar a terceira dose da Pfizer, respeitando o intervalo de 28 dias da segunda dose.
As informações completas sobre o esquema vacinal, documentos que devem ser apresentados, polos de vacinação e horários são divulgadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 398.199 doses, sendo 198.807 da primeira dose, 178.432 da segunda dose e dose única e 20.960 de terceira dose.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 15 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 2,25% de 666 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual vai para 8,69%, sendo 14 positivados de 161 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 505 testes no dia 10 de novembro, com 1 positivado.
Portanto, agora Araraquara tem 31.149 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 124 permanecem em quarentena e 30.426 já saíram. Aguardam resultado de exames 164 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 4 pacientes estão internados, todos confirmados e em enfermaria.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 12% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 1 paciente e o Hospital de Campanha tem 3 pacientes.
Do total de 4 pacientes internados, 3 são moradores de Araraquara e 1 é de Gavião Peixoto.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 599 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.