Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 858 – 21 de julho de 2022

0
272

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 21 de julho de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

Começou hoje a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com 35 anos ou mais. É preciso ter recebido a 3ª dose há pelo menos 4 meses, apresentar a carteira de vacinação da Covid e documento pessoal.

Esse público de 35 anos ou mais pode buscar a 4ª dose em todas as unidades básicas de saúde do município e no Sesa, com exceção das unidades do Jardim América, Adalberto Roxo, Iguatemi e Melhado, onde está sendo feita somente a vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Portanto, a vacinação das pessoas maiores de 12 anos é feita em todas as unidades de saúde, exceto Jardim América, Adalberto Roxo, Iguatemi e Melhado, e a vacinação das crianças de 5 a 11 anos continuará nas unidades de saúde habituais, que são Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo e América, além do Hortências e Sesa, sempre das 8 às 12 horas.

É muito importante que as pessoas mantenham o esquema vacinal contra a Covid atualizado para evitar as formas mais graves da doença.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

As testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 219 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 39,38% de 556 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 42,60%.

Nesta data, a Rede SUS contabilizou 453 testes em sintomáticos, dos quais 167 foram positivados, sendo 1 de outro município, e 49 testes em assintomáticos, com 3 positivados.

Portanto, Araraquara soma 85.409 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 606 permanecem em quarentena e 84.090 já saíram.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 21 pacientes estão internados; 17 estão em enfermaria, sendo 14 confirmados e 3 suspeitos, e 4 estão em UTI, 3 confirmados e 1 suspeito.

Dos 21 internados, 11 são moradores de Araraquara e 10 residem em outros municípios: Dourado (1), Gavião Peixoto (1), Ibaté (1), Pirassununga (1), São Carlos (5) e Tambau (1).

Hoje, a Santa Casa tem 4 pacientes, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, o Hospital São Francisco tem 3 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 2 pacientes e o Heab tem 11 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 39% de leitos de enfermaria e 22% de UTI.

ÓBITOS

O município registrou, até o momento, 713 óbitos decorrentes de Covid-19.

Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são de uma idosa de 90 anos, com comorbidades, internada em unidade hospitalar privada em 11 de julho, e um idoso de 93 anos, com comorbidades, atendido em unidade de emergência de unidade privada em 20 de julho.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.