Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 773 – de 27 de abril de 2022

0
377

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 27 de abril de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

BALANÇO DOS ATENDIMENTOS

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

  • Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 143.421

  • Pacientes internados na Unidade de Retaguarda do Melhado: 721

  • Atendimentos pelo Disque-Saúde: 34.363 ligações

  • Exames realizados junto à Unesp: 127.213

  • Testes capilares – 46.739

  • Exames antígenos realizados nas unidades de saúde e na UPA: 237.294

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando no município.

As crianças de 5 anos a 11 anos estão sendo vacinadas de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Hortências, Jardim América e Sesa, das 8 às 15 horas.

A vacinação do público adulto é feita de segunda a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas. De segunda a sexta, também é realizado nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias, sendo 100 para adultos e 100 para crianças.

E a quarta dose nos idosos com 60 anos ou mais está sendo aplicada em todos os polos de vacinação de adultos. Lembrando ainda que essa mesma faixa etária também já pode tomar a vacina contra a gripe. Como não há orientação para intervalo entre os dois imunizantes, eles podem ser tomados no mesmo dia.

A aplicação da 3ª dose nos adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos também é feito em todos os polos de vacinação de adultos.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Já foram aplicadas no município 577.766 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 219.342 da primeira dose, 212.859 da segunda dose e dose única e 145.565 de terceira dose.

Lembrando que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 110 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 18,12% de 607 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 25,99%.

A Rede SUS realizou nesta data um total de 385 testes em sintomáticos, dos quais 86 foram positivados, e 203 testes em assintomáticos, com 05 positivados.

Portanto, Araraquara soma 64.891 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 212 permanecem em quarentena e 63.999 já saíram. Não há amostra aguardando resultado.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 8 pacientes estão internados; 7 em enfermaria, 6 confirmados e 1 suspeito, e 1 confirmado em UTI.

Dos 8 internados, 6 são moradores de Araraquara e 2 residem em outros municípios – eles são de Rincão e São Carlos.

Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 2 pacientes e o Heab tem 4 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 21% de leitos de enfermaria e 5% de UTI.

ÓBITOS

O município registrou, até o momento, 680 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.