Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 764 – de 18 de abril de 2022

0
276

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira, dia 18 de abril de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

BALANÇO DAS FISCALIZAÇÕES

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

De 11 a 17 de abril, foram contabilizadas 154 ações de fiscalização. Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

Bares / restaurantes / lanchonetes / similares: 39

Pesque-pague: 1

Shoppings / lojas âncoras / Mercado Municipal / atacadistas / varejistas e supermercados de grande porte: 4

Academias / condicionamento físico: 2

Construção civil / casa de material de construção: 3

Escolas: 4

Bancos: 6

Lotéricas e órgãos públicos: 7

Outros estabelecimentos comerciais: 88

As equipes de fiscalização vão permanecer nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 38 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 27,73% de 137 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 36%.

A Rede SUS realizou nesta data um total de 85 testes em sintomáticos, dos quais 35 foram positivados, e 37 testes em assintomáticos, com 2 positivados.

Portanto, Araraquara soma 64.434 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 156 permanecem em quarentena e 63.598 já saíram. Aguarda resultado de exame, 1 amostra.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 4 pacientes estão internados, sendo 3 em enfermaria, 2 suspeitos e 1 confirmado, e 1 suspeito está em UTI.

Dos 4 internados, 2 são moradores de Araraquara e 2 residem em outros municípios; Santa Lúcia e São Carlos. Hoje, o Heab tem 4 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 9% de leitos de enfermaria e 5% de UTI.

ÓBITOS

O município registrou, até o momento, 680 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.