Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 745– de 30 de março de 2022  

0
372

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 30 de março de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

BALANÇO DOS ATENDIMENTOS

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 135.646

– Pacientes internados na Unidade de Retaguarda do Melhado: 710

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 33.892 ligações

– Exames realizados junto à Unesp: 127.002

– Testes capilares – 46.662

– Exames antígenos realizados nas unidades de saúde e na UPA: 180.602

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando no município.

As crianças de 5 anos a 11 anos estão sendo vacinadas de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Hortências, Jardim América e Sesa, das 8 às 15 horas.

A vacinação do público adulto é feita de segunda a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas. De segunda a sexta, também é realizado nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias, sendo 100 para adultos e 100 para crianças.

Também no Sesa é feita a aplicação da quarta dose nas pessoas imunossuprimidas que tomaram a terceira dose há pelo menos 4 meses. E a quarta dose nos idosos com 80 anos ou mais está sendo aplicada em todos os polos de vacinação de adultos.

Já a aplicação da 3ª dose nos adolescentes de 12 a 17 anos atende, neste momento, somente os adolescentes imunossuprimidos que completarem 4 meses da 2ª dose.  É feito em todos os polos de vacinação de adultos. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a entrega de doses de imunizantes para atender o público em geral dessa faixa etária.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Já foram aplicadas no município 560.368 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 218.870 da primeira dose, 210.445 da segunda dose e dose única e 131.053 de terceira dose.

Lembrando que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. Em ambos, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 39 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 4,79% de 814 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 9,64%.

A Rede SUS realizou nesta data um total de 298 testes em sintomáticos, dos quais 28 foram positivados, sendo 1 de outro município, e 472 testes em assintomáticos, com 6 positivados.

Portanto, Araraquara soma 63.640 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 164 permanecem em quarentena e 62.795 já saíram. Aguardam resultado de exames 25 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 8 pacientes confirmados estão internados em enfermaria: 5 são moradores de Araraquara e 3 residem em outros municípios. Eles são moradores de Américo Brasiliense, Porto Ferreira e São Carlos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 24% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 2 pacientes e o Heab tem 4 pacientes.

ÓBITOS

O município registrou, até o momento, 681 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.