Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 739– de 24 de março de 2022

0
374

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 24 de março de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 avança no município com atendimento de adultos e crianças nas unidades de saúde, de segunda a sexta, e no drive-thru do Cear, também durante a semana e nos plantões de sábado.

Até o momento, 94% dos araraquarenses já receberam pelo menos uma dose ou dose única, 88% já estão imunizados com duas doses ou dose única e 54% já receberam dose de reforço. São índices que superam as médias estadual e nacional.

Já foram aplicadas no município 556.981 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 218.695 da primeira dose, 209.516 da segunda dose e dose única e 128.770 de terceira dose.

E a campanha vacinal continua. A vacinação para crianças de 5 anos a 11 anos é feita de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América, Hortências e Sesa, das 8 às 15 horas.

A vacinação do público adulto é feita de segunda a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas. De segunda a sexta, também é realizada nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias: 100 para adultos e 100 para crianças.

Também no Sesa é feita a aplicação da quarta dose nas pessoas imunossuprimidas que tomaram a terceira dose há pelo menos 4 meses. E a quarta dose nos idosos com 80 anos ou mais está sendo aplicada em todos os polos de vacinação de adultos.

Já a aplicação da 3ª dose nos adolescentes de 12 a 17 anos atende, até a chegada de mais doses, somente os adolescentes imunossuprimidos que completarem 4 meses da 2ª dose.  É feito em todos os polos de vacinação de adultos.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. Em ambos, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 84 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 11,57% de 726 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 19,30%.

A Rede SUS realizou nesta data um total de 332 testes em sintomáticos, dos quais 54 foram positivados, e 353 testes em assintomáticos, com 12 positivados.

Portanto, Araraquara soma 63.416 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 142 permanecem em quarentena e 62.594 já saíram. Aguardam resultado de exames 28 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 11 pacientes estão internados: 9 confirmados estão em enfermaria e 2 confirmados estão na UTI.

Destes 11 internados, 5 são moradores de Araraquara e 6 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (2), Ibaté (1), Porto Ferreira (2), e São Carlos (1).

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 26% de leitos de enfermaria e 11% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 3 pacientes e o Heab tem 7 pacientes.

ÓBITOS

O município registrou, até o momento, 680 óbitos decorrentes de Covid-19.

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 57 anos, com comorbidades, internada em unidade da rede pública no dia 19 de março.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.