Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 734 – de 19 de março de 2022

0
512

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 19 de março de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Prefeitura de Araraquara está publicando nos atos oficiais de hoje o decreto municipal que adequa as medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-19 no município às novas regras anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo.  O documento foi elaborado após reunião do Comitê de Contingência do Coronavírus e do Comitê Científico.

O decreto municipal que entra hoje em vigor retira a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, exceto nas unidades médico-hospitalares e nos equipamentos de transporte público coletivo de passageiros.

Ainda de acordo com o documento, fica fortemente recomendado que as pessoas do grupo de risco para a COVID-19, tais como as imunossuprimidas e idosas, bem como as pessoas com síndrome gripal, utilizem máscara facial com total cobertura do nariz e da boca em ambientes abertos e fechados.

E ainda fica facultada a decisão, aos estabelecimentos de ensino, sobre o uso de máscara em ambientes fechados.

Estão mantidas as medidas sanitárias de controle vertical para o enfrentamento da pandemia e as regras das atividades comerciais e de serviços em vigor.

Os eventos em geral poderão continuar atendendo o público presencialmente, ainda que em pé, sem restrição horária e de capacidade, observadas as medidas sanitárias já em vigor, como higienização completa do local antes do início de cada sessão, show ou atividade.

Além disso, fica mantido o controle de acesso dos eventos em locais cuja entrada possa ser controlada, nos termos da lei que institui o Passaporte da Vacina no município, devendo ser exigido comprovação de esquema vacinal completo, com no mínimo duas doses, pelas pessoas elegíveis para a vacinação contra a Covid-19 para acesso, ou resultado negativo de teste do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no evento.

Poderá haver fiscalização por amostragem para aferição da apresentação do Passaporte da Vacina nos eventos obrigados a exigi-lo, devendo os presentes portarem, a todo tempo, um documento de identificação com foto e o comprovante pertinente.

Ficam isentos de exigirem o Passaporte da Vacina para o acesso do público às suas dependências os setores de comércio e serviços, setor industrial; atividades religiosas e setor educacional.

O decreto municipal pode ser conferido, na íntegra, no site da Prefeitura.

Vacinação contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando em Araraquara. Hoje, sábado, tem plantão de vacinação para atender o público adulto no drive-thru do Cear, até as 16 horas.

A vacinação será retomada na segunda-feira, nos polos e horários habituais.

E também a partir de segunda-feira, dia 21, a Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar a aplicação da quarta dose ou dose de reforço nos idosos com 80 anos ou mais. Será feita em todos os polos de vacinação de adulto, inclusive Cear.

As informações completas sobre o calendário vacinal e documentos que devem ser apresentados, assim como todas as deliberações sobre as medidas de contenção da Covid-19 no município, são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. Em ambos, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

Até o momento, já foram aplicadas no município 553.524 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 218.473 da primeira dose, 208.724 da segunda dose e dose única e 126.327 de terceira dose adicional.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado mais 48 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 7,16% de 640 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 13,7%.

A Rede SUS realizou nesta data um total de 255 testes em sintomáticos, dos quais 35 foram positivados e 349 testes em assintomáticos, com 3 positivos.

Portanto, Araraquara soma 63.237 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 157 permanecem em quarentena e 62.400 já saíram. Aguardam resultado de exames 18 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 14 pacientes estão internados: 9 estão em enfermaria; 8 confirmados e 1 suspeito, e 5 estão na UTI; 1 suspeito e 4 confirmados.

Destes 14 internados, 6 são moradores de Araraquara e 8 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (2), Ibaté (1), Porto Ferreira (2), Santa Cruz da Palmeiras (1) e São Carlos (2).

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 26% de leitos de enfermaria e 26% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, o Hospital São Francisco tem 3 pacientes e o Heab tem 10 pacientes.

Não houve registro de óbitos nas últimas 24 horas. O município registrou, até o momento, 679 óbitos decorrentes de Covid-19.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.


SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.