Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 687 – de 31 de janeiro de 2022

0
353
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
BALANÇO DAS FISCALIZAÇÕES
A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.
De 24 a 30 de janeiro, foram contabilizadas 710 ações de fiscalização. Destas, foram 405 ações de 24 a 27 de janeiro, e 305 durante o fim de semana, de 28 a 30 de janeiro.
Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:
Bares / restaurantes / lanchonetes / similares: 149
Shoppings / lojas âncoras / Mercado Municipal / atacadistas / varejistas e supermercados de grande porte: 86
Academias / condicionamento físico: 14
Construção civil / casa de material de construção: 102
Outros estabelecimentos comerciais: 308
Áreas de lazer / chácaras / campos de futebol: 32
Residências / condomínios / repúblicas: 2
Praças/áreas públicas: 17
As equipes de fiscalização continuam nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor. Cabe à população não relaxar neste momento. É fundamental continuar usando máscara corretamente, higienizar sempre as mãos e evitar aglomerações desnecessárias. E completar o esquema vacinal.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 798 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 46,57% de 1.751 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.
Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 50%. A Rede SUS realizou um total de 366 testes em sintomáticos, dos quais 127 foram positivados, e 201 testes em assintomáticos, com 23 positivados.
Portanto, Araraquara tem 51.421 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 2.862 permanecem em quarentena e 47.923 já saíram. Aguardam resultado de exames 17 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
INTERNAÇÕES
Hoje, 72 pacientes estão internados: 51 confirmados em enfermaria e 21 confirmados na UTI.
Destes 72 internados, 46 são moradores de Araraquara e 26 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (5), Boa Esperança do Sul (2), Getulina (1), Ibaté (1), Matão (1), Motuca (1), Porto Ferreira (1), Rincão (2), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (6), Tambaú (1) e Taquaritinga (2).
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 88% de leitos de enfermaria e 78% de UTI.
Hoje, a Santa Casa tem 18 pacientes, o Hospital São Paulo tem 20 pacientes, o Hospital São Francisco tem 6 pacientes, a Unidade do Melhado tem 11 pacientes e o Heab tem 17 pacientes.
ÓBITOS
Araraquara registrou, até o momento, 636 óbitos decorrentes de Covid-19. Os óbitos registrados nas últimas 24 horas são de uma mulher de 85 anos, com comorbidades, que estava internada em unidade da rede pública desde o dia 29 de janeiro; uma mulher de 78 anos, com comorbidades, que deu entrada em unidade da rede pública neste dia 31 de janeiro; um homem de 82 anos, com comorbidades, que estava internado em unidade privada desde o dia 16 de janeiro; um homem de 71 anos, com comorbidades, que estava internado em unidade da rede pública desde o dia 29 de novembro; e um homem de 57 anos, com comorbidades, que estava internado em unidade da rede pública desde o dia 27 de janeiro.
VACINAÇÃO
A vacinação contra a Covid-19 continua avançando no município. Já foram aplicadas 503.569 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 209.565 da primeira dose, 199.357 da segunda dose e dose única e 94.647 de terceira dose.
Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação para crianças de 5 anos a 11 anos, sem comorbidades. As crianças com 5 anos são vacinadas com o imunizante Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos recebem a Coronavac. Os polos de vacinação infantil são as unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 8 às 15 horas. Recomenda-se que estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS.
A vacinação contra a Covid-19 para o público adulto é feita de segunda a sábado no drive thru do Cear, também das 8 às 16 horas. O atendimento de segunda a sexta também é realizado nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias, sendo 100 para adultos e 100 para crianças.
Lembrando também que o Centro de Referência de Testagem para Covid-19 continua atendendo no Hospital de Campanha. O atendimento à população é feito das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.
(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta