Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 663 – de 7 de janeiro de 2022

0
465

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira, dia 7 de janeiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

TESTAGEM

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a testagem para a Covid-19 continua neste fim de semana, na praça Santa Cruz. O horário de sábado será das 7h30 às 18h30, e no domingo, das 7h30 às 12h30.

Diante do aumento significativo da demanda por atendimento médico e testagem para Covid-19, decorrente da chegada da variante Ômicron, que acelerou a transmissão do vírus no município e em todo o país, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou nesta semana o atendimento para oito unidades de saúde, no período da manhã e no fim da tarde.

São pontos de testagem, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, quiosques anexos às unidades de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, com 100 testes diários em cada uma das unidades.

Também de segunda a sexta, das 17h às 20h, as unidades do Jardim Paulistano, Cecap, Selmi Dei I e Santa Angelina estão testando para Covid-19.

E na próxima semana, o Hospital de Campanha será reaberto como Centro de Referência de Testagem para Covid-19, justamente para atender melhor e mais rápido as pessoas que estão buscando testes, por terem tido contato com alguém já positivado ou por também estarem com algum sintoma gripal.

Os profissionais da saúde, que estão trabalhando incansavelmente para atender essa grande demanda, merecem todo o respeito da população. É um momento difícil da pandemia, que também será superado, com a colaboração de todos.

A Prefeitura continua empenhada no enfrentamento da doença, trabalhando muito e ampliando toda a sua estrutura para continuar cuidando da saúde da população, que também deve participar dessa batalha, usando máscara, higienizando sempre as mãos e evitando aglomerações desnecessárias.

É fundamental que a população busque a vacina contra a Covid-19.

A partir de segunda-feira, dia 10, o atendimento do drive-thru do Cear será estendido, passando a funcionar das 8 às 16 horas, de segunda a sábado, com 4 estações de vacinação.

E continuará a imunização nas unidades da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e Sesa, das 8 às 15 horas. Na unidade do Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias.

O município já aplicou 456.758 doses contra a Covid-19, sendo 201.136 da primeira dose, 196.437 da segunda dose e dose única e 59.185 de terceira dose.

As informações completas sobre o esquema vacinal e os pontos de atendimento médico e testagem para Covid-19 são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 702 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 31,6% de 2.220 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 34,8% de 1.473 amostras, com 514 positivados.

Nos polos estendidos foram aplicados 741 testes, com 201 positivados.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 747 testes no dia 6 de janeiro, com 188 positivados, sendo 3 de outros municípios.

Portanto, Araraquara tem 34.196 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 1.784 permanecem em quarentena e 31.803 já saíram. Aguardam resultado de exames 80 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 14 pacientes estão internados: 11 em enfermaria, sendo 9 confirmados e 2 suspeitos, e 3 estão na UTI, 1 suspeito e 2 confirmados.

Destes 14 internados, 10 são moradores de Araraquara e 4 residem em outros municípios; 3 em Américo Brasiliense e 1 em Nova Europa.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 33% de leitos de enfermaria e 16% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, a Unidade do Melhado tem 5 pacientes e o Heab tem 5 pacientes.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 609 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um idoso de 88 anos, com comorbidades, que estava internado em unidade da rede privada desde o dia 29 de dezembro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.