Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 661 – de 5 de janeiro de 2022

0
447

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 5 de janeiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

BOLETIM DOS ATENDIMENTOS

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

  • Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 114.875
  • Pacientes internados na Unidade de Retaguarda do Melhado: 600
  • Atendimentos pelo Disque-Saúde: 30.853 ligações
  • Exames realizados junto à Unesp: 124.329
  • Testes capilares – 45.830
  • Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 81.276

VACINAÇÃO

E a vacinação contra a Covid-19 continua avançando. Estão sendo aplicadas a primeira e a segunda doses dos imunizantes, além da dose de reforço em todos os maiores de 18 anos, profissionais da saúde, grupos com comorbidades e nas pessoas vacinadas com a dose única da Janssen.
Lembrando que o intervalo para aplicação da dose de reforço dos imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer é de 4 meses.
Prossegue ainda a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.
São polos de vacinação o drive-thru do Cear, que atende das 8 às 12 horas, e as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, a partir de amanhã, estarão sendo distribuídas 50 senhas diárias.
O município já aplicou 451.855 doses contra a Covid-19, sendo 201.015 da primeira dose, 195.928 da segunda dose e dose única e 54.912 de terceira dose.
As informações completas sobre o esquema vacinal são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 375 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 34,5% de 1.086 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa.
Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 39,31% de 814 amostras, com 320 positivados.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 272 testes no dia 4 de janeiro, com 55 positivados.
Portanto, Araraquara tem 32.972 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 982 permanecem em quarentena e 31.383 já saíram. Aguardam resultado de exames 160 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 14 pacientes estão internados: 8 em enfermaria, sendo 6 confirmados e 2 suspeitos, e 6 na UTI, sendo 2 confirmados e 4 suspeitos.
Destes 14 internados, 8 são moradores de Araraquara e 6 residem em outros municípios. Eles são de Américo Brasiliense (2), Ibaté, Itápolis, São Carlos e Taquaritinga.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 24% de leitos de enfermaria e 32% de UTI.
Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, a Unidade do Melhado tem 2 pacientes e o Heab tem 7 pacientes.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 607 óbitos decorrentes de Covid-19.
O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma idosa de 90 anos, com comorbidades, que estava internada em unidade da rede pública desde o dia 30 de dezembro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.