Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 643 – de 18 de dezembro de 2021

0
997
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 18 de dezembro de 2021, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje, sábado, plantão de vacinação contra a Covid-19, das 8 às 15 horas, nas unidades de Saúde do Hortências, Vila Xavier, Selmi Dei I, Paulistano, Bueno de Andrada, Assentamento Bela Vista, Santa Angelina, Vale do Sol, Iedda, Parque São Paulo e Cecap.
Estão sendo aplicadas a primeira e a segunda doses dos imunizantes, além da dose de reforço em todos os maiores de 18 anos, profissionais da saúde e nas pessoas vacinadas com a dose única da Jansenn. Já o grupo com comorbidades que é vacinado no Sesa voltará a ser atendido na segunda-feira.
Lembrando que o intervalo para aplicação da dose de reforço dos imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer é de 4 meses.
Também está mantida a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.
No total, até o momento, município já aplicou 435.700 doses contra a Covid-19, sendo 200.611 da primeira dose, 193.578 da segunda dose e dose única e 41.511 de terceira dose.
As informações completas sobre o esquema vacinal são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Situação epidemiológica
Araraquara registrou neste sábado mais 14 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 7,48% de 187 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa.
Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 11,2% de 107 amostras, com 12 positivados.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 80 testes no dia 17 de dezembro, com 2 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 31.519 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 56 permanecem em quarentena e 30.859 já saíram. Aguardam resultado de exames 72 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 8 pacientes estão internados, todos são moradores de Araraquara. Destes, 6 confirmados e 1 suspeito estão em enfermaria e 1 confirmado está em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 21% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, a Unidade do Melhado tem 6 pacientes e o HEAB de Américo Brasiliense tem 1 paciente.
Araraquara registrou, até o momento, 604 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.