O trabalho contra a raiva continua nos bairros e deve perdurar por mais 15 dias. Equipes da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Controle de Zoonoses percorrem a região da Vila Godoi, Ferroviária e parte do Centro e São Geraldo onde foi encontrado um morcego com o vírus positivado. Visa impedir a transmissão da raiva. Foram imunizados 392 cães e gatos da área delimitada e capturados sete morcegos (enviados para análise no Instituto Pasteur). "Os morcegos capturados não são da mesma espécie daquele que teve o caso de raiva positivado", afirma Toni Emerson Alves de Souza (fiscal municipal). A expectativa é que os resultados cheguem nesta semana.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Fabiana do Carmo Araújo, ressalta que o trabalho tem tido boa receptividade. "Facilita o trabalho das equipes que fazem vistorias em forros do telhado, imunização dos cães e gatos, além de passarem orientações às famílias. As equipes estão uniformizadas, com viaturas da Prefeitura e acompanhadas pelo médico veterinário".
Para a enfermeira, a campanha de vacinação anti-rábica, que se inicia neste sábado, também vai colaborar nas ações de bloqueio, apesar de Araraquara contar com um posto fixo no Parque Pinheirinho durante todo o ano. A expectativa é que a campanha imunize 35 mil felinos e caninos.
Todos os cães e gatos com mais de três meses de vida e saudáveis devem receber a vacina anualmente. Informações sobre o posto de vacinação mais próximo podem ser obtidas pelo telefone 3339-4441. A campanha anti-rábica segue todos os sábados até 08 de novembro das 8 às 16h30.
Araraquara não registrava casos de raiva em morcegos desde 2005. Nessa ocasião, uma área de 700 metros do local onde encontraram o animal foi bloqueada. Já em humanos, não há casos de raiva há mais de 25 anos. O vírus é letal. Uma vez manifestado não há tratamento. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araraquara)