BioPolMat da Uniara promove palestra online sobre bioimpressão 4D nesta quarta (25)

0
435

Gratuita, atividade tem início às 13h, com transmissão pelo Google Meet

O grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara promove a palestra online “É tempo para a bioimpressão 4D” nesta quarta-feira (25), a partir das 13h, com transmissão pelo Google Meet – https://bit.ly/3zf755j.
A atividade, gratuita e aberta a quaisquer interessados, será ministrada pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM e coordenador do Núcleo de Tecnologia Tridimensionais – NUT3D da instituição, Rodrigo Alvarenga Rezende.
“A bioimpressão é uma área revolucionária que vem apoiando o desenvolvimento de novas soluções para a recuperação de pacientes a partir da regeneração de tecidos e, no futuro, a produção de tecidos e órgãos humanos por impressão 3D. A bioimpressão 4D está relacionada a soluções em que o tempo é um fator imperativo para que novas aplicações dinâmicas aconteçam e favoreçam o tratamento e a recuperação dos pacientes”, explica Rezende.
O líder do grupo de BioPolMat, Hernane da Silva Barud, acrescenta que, “na impressão 3D, transforma-se o material, com sua construção feita camada por camada”. “A impressão 4D envolve um estímulo externo, como materiais que respondem ao pH ou à temperatura, por exemplo e, a partir disso, amplia-se o campo de aplicação da bioimpressão”, finaliza.
Informações sobre o grupo podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

(Assessoria de Imprensa – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.