Os ônibus da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) estão rodando com o biodiesel desde a última semana. A mistura emite menos poluentes no ar e tem um custo menor para. Trata-se de um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis e pode ser produzido a partir de diversas espécies vegetais no Brasil, como a mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores.
A CTA está utilizando a mistura chamada B2, com volume de 2% de biodiesel ao diesel. Em misturas com até 5%, chamados B5, não é necessário modificar os motores. Com isso, a empresa está antecipando a obrigatoriedade a partir de 2008.
O valor do litro do B2 é R$ 0,02 menos que o diesel comum. Tomando por base o consumo de óleo da CTA no ano passado (3.147.505 litros), a economia seria de R$ 62.950,10 por ano.
Benefício
O grande benefício do biodiesel, no entanto, é a redução da poluição do ar, afirma o diretor financeiro da CTA, José Eduardo Oliveira. O diesel do petróleo emite o dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa que tem provocado o aquecimento do planeta. Para se ter uma idéia, o biodiesel puro (B100) emite 78% menos poluente que o comum.
Inclusão social
O cultivo de matérias-primas e a produção industrial de biodiesel, ou seja, a cadeia produtiva do biodiesel tem grande potencial de geração de empregos promovendo a inclusão social, especialmente quando se considera o amplo potencial produtivo da agricultura familiar.