Biblioteca Municipal isenta multas para recuperar livros emprestados

0
430
Foto: Paulo Mantoanelli

Somente na pandemia já são 638 livros emprestados que não foram devolvidos

Com a pandemia, muitos livros que foram emprestados na Biblioteca Municipal Mario de Andrade não foram devolvidos. A fim de recuperar seu acervo, a biblioteca lança uma campanha para recuperar estes livros e, para tanto, isenta o pagamento das multas pelo usuário.
De acordo com o levantamento realizado pela Biblioteca Municipal, são 638 livros não devolvidos, somente no período da pandemia. O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, conta que no período de 1999 até hoje, o total de livros não devolvidos chega a 2.912 edições. “Agora o levantamento, só durante a pandemia, de fevereiro do ano passado até a data de hoje, conta com 638 livros. Por isso resolvemos fazer esta campanha para trazer os livros de volta para a casa. Em se tratando de uma biblioteca, a premissa fundamental é que os livros estejam em circulação. Nosso ideal sempre é que um único exemplar seja lido pelo maior número de pessoas possível”.
A gestora da Biblioteca Municipal, Melba Ilhô de Souza, lembra que o acervo da biblioteca conta com 60 mil títulos, sendo 47 mil na Mario de Andrade e outros 13 mil na Biblioteca Infantil Municipal Mario de Andrade. “A devolução do livro é importante, pois existem outras pessoas que gostariam de partilhar da leitura, da magia do mesmo. Alguns leitores aguardam ansiosos pelo exemplar e infelizmente esse não retorna”, aponta.
Na Biblioteca Mario de Andrade o usuário pode utilizar: a Sala de Estudo e Pesquisa e a Seção Circulante, além do auditório em eventos realizados durante o funcionamento da biblioteca. O atendimento na Seção Circulante – assim como na Biblioteca Infantil – está sendo efetuado sob consulta, pois devido à pandemia o acesso ao acervo está fechado; o usuário deve informar “autor, título ou assunto” para localizar uma obra. Já na Sala de Pesquisa e Estudo, com WiFi disponível, os usuários devem manter o distanciamento entre as mesas e utilizar a mesma mesa apenas pessoas do mesmo convívio.
Devido ao protocolo da pandemia da Covid 19, a brinquedoteca da Biblioteca Monteiro Lobato continua inativa; aos sábados as bibliotecas permanecem fechadas; durante a semana as bibliotecas fecham para higienização entre 12h30 e 13h30.
Para o cadastro nas bibliotecas são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG, e comprovante de residência (conta de água ou luz ou telefone) do mês atual. Os usuários cadastrados podem fazer empréstimos de livros por até 10 dias.
Vale destacar que, a partir desta segunda-feira (08), a Biblioteca Municipal Mario de Andrade e a Biblioteca Infantil Municipal Monteiro Lobato estendem o horário de atendimento, indo das 8h15 às 12h30 e das 13h30 às 19h45.
A Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade está localizada no endereço: Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara. O fone de contato é o 3332-0777, enquanto o email é o: [email protected].

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.