O prefeito Edinho Silva acerta ponteiros com a concessionária de ferrovias ALL (América Latina Logística) e vai viabilizar Museu Ferroviário. Araraquara além de berço ferroviário da EFA foi valioso entroncamento da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
A Prefeitura de Araraquara e a ALL (América Latina Logística – empresa que assumiu a concessão das ferrovias Ferroban, Ferronorte e Novoeste), podem finalizar neste mês um convênio para criação do Museu Ferroviário. A permuta seria entre um galpão pertencente a prefeitura, localizado próximo ao Cear (Centro de Eventos de Araraquara) e o prédio da Estação Ferroviária, local previsto para a aludida instalação.
Representantes da Prefeitura Municipal, da ALL e da Rede Ferroviária Federal se reuniram, nesta semana (9), para mais uma rodada de negociação. Para o secretário de Desenvolvimento, Sérgio Sgobbi, o acordo vai beneficiar a ALL e o município, já que o galpão será utilizado para a ampliação das oficinas da empresa, aumentando as receitas do município e a geração de emprego.
Sonhado museu
O museu ferroviário (cujas peças precisam ser resgatas já que teriam sido “doadas”. Isso merece ser investigado), pode sair definitivamente do papel. “O museu deve preservar a memória ferroviária da cidade e região. As peças antigas estão guardadas e esperam apenas um espaço para ser expostas”, afirma o secretário. Sgobbi diz também que, por meio de parcerias, a prefeitura deve reformar a estação.
Amplitude
A ALL é a maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil. Possui uma malha de 20 mil quilômetros de extensão. Em Araraquara funciona a UP (Unidade de Produção) Centro-Oeste, responsável pelo trecho de Itirapina a Alto Araguaia (MT).
A empresa opera uma frota de 960 locomotivas e 27 mil vagões, além de 2 mil veículos rodoviários, entre próprios e agregados. Possui mais de 70 unidades espalhadas pelo Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga. (apoio de material da assessoria de imprensa municipal)