Benefícios da melatonina ao nosso organismo

0
389
Foto: Freepik

A insônia ou dificuldade para dormir é um problema que atinge pessoas de todas as idades. Uma pesquisa foi feita recentemente pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), chamada Mapa do Sono dos Brasileiros, que procurou mapear a qualidade do sono e a busca dessas pessoas por ajuda médica. Foram realizadas 2.635 entrevistas no Brasil com homens e mulheres maiores de 18 anos, das classes A, B e C. O estudo apontou que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono, entretanto, somente 7% das pessoas nessa condição procuram profissionais médicos quando têm dificuldades para dormir. A pesquisa revelou ainda que 34% dos entrevistados afirmam ter insônia, porém apenas 21% declararam ter o diagnóstico da doença.

Existem suplementos que podem se tornar um aliado na busca pelo sono, um deles é a melatonina, hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro. Ela é liberada no início da noite, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono. Ela também participa da reparação das nossas células, expostas a estresse, poluição e outros elementos nocivos, além de ser um antioxidante e combater os radicais livres que agridem o organismo. Anteriormente, o medicamento só era encontrado em outros países, como nos EUA, por exemplo. Recentemente, o registro foi concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após uma Consulta Pública, possibilitando que indústrias fabriquem e vendam o suplemento.

Apesar de liberado para fabricação, o suplemento ainda segue algumas restrições, não sendo permitido o consumo por gestantes, lactantes e crianças. Quanto a seus benefícios, estudos indicam que a melatonina contribui no tratamento de distúrbios do sono, como a insônia. O suplemento permite que a melatonina esteja presente em maior quantidade no organismo, especialmente para quem possui alguma deficiência na produção da substância.

Para falar sobre os benefícios da melatonina e como ela pode beneficiar a nossa saúde e o nosso sono, gostaria de sugerir como fonte a Anna Carolina Régoli, farmacêutica, formada pela PUC-Campinas, com 10 anos de atuação na indústria farmacêutica e de suplementos alimentares. Possui atuação na área de qualidade e experiência do cliente. (XCOM Agência de Comunicação Equaliv – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.