Bauru cria multa para o desperdício de água

Jair Aceituno

Todo consumidor de água que estiver lavando calçadas ou automóveis com o uso contínuo da torneira aberta ou for surpreendido praticando outra formas de desperdício de água poderá ser multado em Bauru, no interior de São Paulo. A medida é determinada por uma lei aprovada na segunda-feira pela Câmara de Vereadores da cidade, como meio de evitar o mau uso da água tratada fornecida pelo sistema público.

Na primeira vez o infrator será advertido, na segunda receberá multa equivalente a 5% de sua conta e na terceira será de 10%.

O autor da lei, vereador Rodrigo Agostinho (PMDB), propôs 25%, mas os demais vereadores baixaram o percentual para que a multa tenha caráter mais educativo que punitivo.

Outra restrição que evita uma suposta “indústria” de multas é a penalização dos infratores só em momentos em que a cidade estiver enfrentado crise de abastecimento, reconhecida através de decreto do prefeito.

Água mais cara

Ao mesmo tempo em que a Câmara instituía a multa, o Departamento de Água e Esgoto anunciava o reajuste de 17,89% nas suas tarifas.

O reajuste acima da inflação do período – de 5,91% – é justificado pelas metas de investimento no tratamento de esgoto e na modernização do sistema. A autarquia vai ampliar em R$ 8 milhões a sua arrecadação de 2005, hoje estimada em R$ 42 milhões.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS