01 EDINHO SILVA não deve ler a coluna desta edição. Os demais leitores vão perceber por que ao digerir as pílulas da semana. Obviamente elaboradas com respeito humano, mas, sem muito respeito partidário que levou o filho da Dona Maria e saudoso Antonio a marginalizar o grande sonho de a região de Araraquara: candidato titular na Assembleia Legislativa de S.Paulo e Câmara Federal.
02 LULA É VIVO e se mandou dos espetáculos da Copa do Mundo. É que existia a possibilidade de vaias. PT vai mal, prefeito de São Paulo vai mal e Padilha (amigo do Edinho), vai mal nas pesquisas. Somando-se todos os concorrentes, até Skaf que estaria fazendo jogo duplo, não dá os 50% do governador Alckmin que, na região de Araraquara, apoia Roberto Massafera: patrono das Santas Casas que pensa no lugar certo e eficiente para curar doente.
03 SAÍDA REPENTINA do deputado Edinho Silva deixou lacuna enorme na região de Araraquara, mesmo indicando Márcia Lia para substituí-lo. Só que Márcia, combativa vereadora, não tem as dezenas de cidades onde ele ganhou votos enquanto presidente da sigla. Edinho, que praticamente estava eleito como deputado federal (substituindo Dimas Ramalho que deu uma de Jânio Quadros), no entanto, tem como padrinho ao navegar pelo PT , ser presidente estadual por dois mandatos e, agora, tesoureiro da campanha Dilma, o grande e carismático ex-sindicalista. Lula é carismático, usa bem as palavras, só que não sabe quais usar para justificar a "fadiga de material" que visivelmente impregna o PT.
04 SANTANDER mostra que depende das graças do Planalto. Mandou embora analista que ligou a subida de Dilma a eventual queda do real e papeis da bolsa (como se população desejasse nova proposta governamental) e pede reiteradas desculpas. De todo jeito o banco está perdendo por ter, ao que parece, esbarrado nos cânones democráticos. Dizem: Santander não conseguiu absorver a pressão do governo petista.
05 FOLHA DE S.PAULO, sexta-feira (1º de agosto), pag.2 comentário da jornalista Eliane Castanhêde. "Dúvida atroz: será que Lula escapa incólume, sem um arranhão, da onda de rejeição a Dilma Rousseff e ao PT?"
06 AÇÃO DO SUPLICY chamou a atenção do vereador Andréa Matarazzo: "meu primo Suplicy é esperto. Mostrou aos petistas que o hostilizam que ao menos ele tenta carregar Alexandre Padilha nas costas". A sacadinha política entre os primos teve como fato gerador o Senador Suplicy carregando (literalmente) o candidato Alexandre Padilha em ato de campanha na capital.
07 IBOPE MOSTRA DILMA com dificuldade em S.Paulo e Minas. Mas, nada de braçadas no dividido Rio de Janeiro. Petista e tucano Aécio estão empatados na margem de erro no maior colégio eleitoral do país. Edinho pode ficar preocupado, mas, não muito: Dilma ainda tem probabilidade de vitória e seu posto de ministro é garantido. Só que pode ser demitido numa pressão até do chamado "fogo amigo". Se tivesse mandato (o da região de Araraquara como deputado federal era líquido e certo) não passaria por suposto vexame.
08 SAÍDA COM SABEDORIA, segundo sua ad-hoc Márcia Lia: "Edinho sai do governo federal e vem para ser prefeito de Araraquara". Premonição foi estampada nas páginas do querido O Imparcial do Zezinho Silva e outros amigos. No entanto, pode não ser tão fácil assim… depende das feridas cicatrizadas ou abertas. Afinal, Edinho esnobou a campanha vitoriosa pelo P.R.A. de se eleger deputado independentemente da sigla partidária: Massafera para estadual e Edinho para federal. Seria mais um capítulo vencido na campanha (sem dono) do P.R.A. (Leia editorial de hoje, tem valor histórico).
09 CÚPULA DO PT decide expulsar deputado que teria elo com PCC. Luiz Moura nega ligação com a facção e pode recorrer à Justiça Eleitoral para concorrer em outubro. A Executiva Estadual do PT, por unanimidade, aprovou nesta semana expulsão do deputado. Resta saber, o deputado teria mesmo ligação com a facção criminosa? Se Edinho Silva estivesse lendo a coluna de hoje (foi sugerido que não lesse), o editor aproveitaria para perguntar: Luiz Moura teve seu direito de defesa respeitado? O processo de expulsão continha provas mansas e pacíficas de ligação de seu companheiro com PCC? E ainda daria mais espaço para Edinho defender seu ponto de vista…
10 AÉCIO DERRAPOU no aeroporto, construído em terras do parente, demorou muito para aceitar eventual erro. Politicamente perdeu tempo e pontos na campanha presidencial. Aos que chegaram até aqui OBRIGADO e bom final de semana. Edinho, incluído, porque deixou a cidade que lidera o P.R.A. e foi embora sem se despedir de alguns amigos.