Entre as 100 melhores
Os índices educacionais, econômicos e de saúde levam a FGV (Fundação Getúlio Vargas) a apontar Araraquara como uma das 100 melhores cidades do Brasil para construir carreira. As políticas de desenvolvimento social e econômico implantadas garantiram ao município a 50ª posição no ranking. A lista das 100 cidades foi divulgada pela revista Você S/A de julho, edição 109. A FGV avaliou 139 municípios que formam o grupo dos 5% maiores, com pelo menos 170 mil habitantes e R$ 210 milhões de depósitos à vista. Foram analisados três indicadores: 1) Educação: medindo o número de pessoas matriculadas e a oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado; 2) Vigor Econômico: Usa o ISS e o PIB municipal, ambos per capita e 3) Saúde: mede o número de leitos e de profissionais de saúde, ambos para cada mil habitantes.
Para o prefeito Edinho Silva, o resultado da pesquisa é reflexo do trabalho realizado para atrair novas empresas, valorizando sua localização privilegiada e a diversificação da matriz econômica, garantindo o dinamismo econômico e geração de trabalho e renda. Araraquara bateu recorde em geração de vagas no mercado de trabalho no primeiro semestre de 2007. Foram criadas 5.859 vagas contra 4.029 em 2006. Um aumento de 45%. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Araraquara também está à frente de outras cidades vizinhas na geração de emprego, no primeiro semestre, como São Carlos que teve 2.319 empregos criados e até de Ribeirão Preto, com 5.717.
O grande investimento da administração nas políticas sociais e melhoria na qualidade de vida da população também são fatores que contribuem para a colocação de Araraquara. O prefeito Edinho lembra que outros índices colocam Araraquara em destaque nacional como o IDI (Índice de Desenvolvimento Infantil) divulgado pela UNICEF em 2006, que apontou o município como o 9ª do Brasil nos cuidados com a infância. Já o índice de mortalidade caiu mais de 20% nos últimos anos, deixando Araraquara com padrões de primeiro mundo.
01- Educação é tudo
Na educação, Araraquara conseguiu atingir 5.0 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e recebeu do Ministério da Educação um certificado pelo bom desempenho.
02- Bom momento
Araraquara está entre as 235 cidades brasileiras que conseguiram índice igual e superior a 5.
03- Sgobbi afirma
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Sgobbi diz que isso tudo é algo bastante positivo e revela o bom momento que Araraquara vive em função da sua logística e diferencial na atração de empresas.
04- Numero ótimo
Sgobbi lembra de algumas empresas, recentemente instaladas em Araraquara como a EDS, a SHX, a Panarello e a Distribuidora Coca-Cola, que vão repercutir nas próximas pesquisas.
05- Matriz econômica
Existem vários setores fortes em Araraquara: comércio, agroindústria e o pólo tecnológico que se consolida.
06- Centro de saber
Outro ponto levantado pelo secretário Sgobbi são os centros universitários para formação de mão-de-obra qualificada.
07- Índice maior
Araraquara tem cinco instituições de ensino superior: Unesp, Uniara, Unip, Faculdades Logatti e Instituto Savonitti.
08- Cursos do DR
“Em médio prazo vamos melhorar nossos índices. Temos alguns cursos de doutorado que estão sendo aprovados”, finaliza Paulo Sérgio Sgobbi.
09- Gaeta, sua vez Nos últimos dias, o nome do Gaeta foi bastante lembrado para ser candidato a prefeito de Araraquara. Já poderia ter sido em 1 973, mas, isso é outra história.
10- Vice-perfeito
Foi vice do Clodoaldo Medina, indicado pelo então prefeito Rubens Cruz. foi vice de Roberto Massafera que, por seus excelentes serviços, foi denominado como “Vice Perfeito”. Agora é um outro momento e seu nome volta a ser cogitado.