Bastidores

g.polezze

Ganhou o Brasil

João Paulo Cunha (*)

Encerrado o segundo turno das eleições municipais, podemos dizer que, mais do que candidatos e partidos vitoriosos, ganhou o Brasil, pelo fortalecimento da democracia, pela consolidação da estabilidade política e da normalidade institucional. Tivemos, nos dois turnos do pleito, 120 milhões de votantes – um dos maiores colégios eleitorais do mundo – , 347 mil candidatos a vereador e 16 mil a prefeito, mais de 400 mil urnas eletrônicas. No decorrer de poucas horas, praticamente todos os votos foram apurados, em uma portentosa eleição totalmente informatizada que serve de modelo para qualquer grande país.

Isso é modernidade, isso é competência, isso é democracia; isso é, principalmente, cidadania, pela absoluta liberdade e independência com que 120 milhões de brasileiros foram às urnas para exercer o direito de votar, para escolher conscientemente os homens e as mulheres que, a partir de 1º de janeiro de 2005, deverão trabalhar nas prefeituras e nas câmaras municipais pelo povo que lhes deu a confiança e o voto.

Mais uma vez, as eleições transformaram-se em festa, de que saíram vitoriosos os candidatos eleitos, mas, em primeiro lugar, o cidadão brasileiro. Realizado o segundo turno, temos agora, bem delineados, os partidos que, no cotejo democrático entre situação e oposição, partilham o mesmo sentimento: trabalhar com rigor e obstinação, para que a sociedade não desanime do presente mas, sobretudo, não perca a esperança no futuro

Presidente, Amém, Amém …

O texto assinado pelo deputado João Paulo Cunha é uma lição aos políticos, os que ganharam o cheque assinado em branco pelos eleitores. Precisam fazer bom uso desta outorga… de preferência, com a devida humildade porque o poder é efêmero e cada pessoa será lembrada pelas obras. Mesmo assim, com data de validade. Tomara que os eleitos não fiquem só nas palavras…

Maluf, Quércia e marqueteiros

Num debate televisivo, o saudoso Mário Covas (que tive a oportunidade de lhe fazer uma saudação fraternal no auditório da Rádio Cultura que foi colocado ao chão, sem dó nem piedade e muito menos amor à história), em determinada altura, disse: “deixa comigo, vou colocar minha emoção e vamos ver no que dá”. Foi excelente a sua performance e ganhou porque era inteligente e deixou as palavras saírem do coração.

Maluf, sufocado pelas palavras e fatos nebulosos, apoiou Marta.

Quércia fez força e usou de mil palavras para apoiar e Marta não aceitou.

Duda Mendonça, a uma semana do pleito, foi numa briga de galo. Ao ser detido afirmou que o Brasil todo sabia de seu divertimento. Palavras que foram reverberadas… E parte do PT diz que a namorada e o próprio Suplicy são culpados pela derrota da prefeita.

Palavras que somam, que desunem, que separam e nem sempre explicam o fato. Não é fácil digerir uma derrota, nem com santas palavras. Mas, sempre uma lição.

Alckmin libera R$ 200 mil para área de saúde de Gavião Peixoto

“O município de Gavião Peixoto, na região de Araraquara, está recebendo R$ 200 mil do Tesouro estadual. Trata-se de parcela única, autorizada pelo governador Geraldo Alckmin para custeio das obras de construção de uma Unidade Básica de Saúde na cidade”.

Goy disse que a verba seria liberada… e foi

Palavra é palavra e o pessoal de Gavião Peixoto deve ficar orgulhoso do prefeito Gregório Gulla. Ele disse que o governador iria liberar a verba e isso acontece agora. A notícia chegou ao JA diretamente do Palácio dos Bandeirantes.

PPS debate com coligados da Frente

O diretório municipal do PPS (Partido Popular Socialista) realiza neste sábado, (06), a partir das 9h30, no Hotel Eldorado, um debate com os seis partidos coligados que compõem a Frente Popular de Araraquara, vencedora do pleito eleitoral.

A coordenação dos trabalhos será do deputado federal Dimas Ramalho, presidente do diretório pepessista de Araraquara. O objetivo da reunião é analisar o resultado eleitoral – no Executivo e Legislativo – e debater propostas e idéias para a próxima administração.

“Neste primeiro encontro pós-eleições, faremos um balanço das eleições e uma avaliação do novo quadro político na cidade. Pretendemos ouvir todas as propostas vindas das vertentes políticas que fazem parte da coligação vencedora”, explicou Ramalho.

De acordo com Antonio Martins, secretário-geral do partido, responsável pela organização do encontro, para a reunião foram convidados os presidentes das outras cinco agremiações partidárias que compõem a Frente Popular de Araraquara: PT, Rosângela Lorenzetti; PSB, Santo Petroni; PC do B, Valdir dos Santos; PV, Fernando César Câmara; e PL, Salvador Artero Neto.

“Esta será uma boa oportunidade para que os partidos possam expor sua visão sobre a atual administração e propôr medidas e sugestões para o próximo mandato”, salientou Martins ao complementar que também foram convidados o prefeito Edinho Silva (PT) e do vice-prefeito Sérgio Médici (PSB).

Ong de Boa Esperança do Sul

Soubemos que a idéia sobre uma associação para acompanhar o governo municipal foi bem recebida. Agora, mais discussão e mãos à obra minha gente.

O prefeito Marelo não deseja facilitar a transição ao candidato vencedor Antonio Nelson? Deixamos recado no celular do Marelo e a resposta não chegou. Se isso for verdadeiro, é coisa feia…não constrói nada e ofende a população.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Logística reversa em ação

Servidores da Câmara participam de curso básico de formação de brigadistas

Sábado (21): FIDA tem programação durante todo o dia

Sesc Araraquara é palco em novas apresentações do Festival de Música da Fundação CASA nesta sexta-feira (20/09)

Ciclismo da Fundesport conquista cinco pódios no ABC

CATEGORIAS