Bastidores

Gepol

Evite os morcegos

O Brasil tem mais de 160 espécies, mais de 40 encontradas nas grandes cidades exatamente por terem seus habitats naturais destruídos pela expansão urbana. Na falta de ocos de árvores e cavernas, muitos morcegos buscam refúgio em lugares como vãos de dilatação entre prédios, porões, forros de telhados, pisos falsos, chaminés e até churrasqueiras, entre outros esconderijos aparentemente improváveis.

Apesar do medo que provocam, o biólogo Eliézer José Marques afirma que os morcegos oferecem pouco risco à saúde pública e que eles têm um papel importante na natureza. "Eles são excelentes controladores de insetos, como baratas, cupins, traças e mosquitos, já que se alimentam deles, e também são ótimos polinizadores. Enquanto voam, despejam sementes dos frutos de árvores que consomem".

De sangue

morcegos hematófagos (alimentam-se de sangue) são bem mais difíceis em áreas urbanas. "Embora haja registro deles em praticamente quase todas as cidades, uma única espécie é conhecida, o Desmodus rotundos".

No entanto, são necessários alguns cuidados para evitar o contágio de doenças que podem ser transmitidas pelos morcegos em geral, como a raiva e histoplasmose. "Basta evitar o contato com as mãos e também fazer a remoção das fezes e urina do animal utilizando água sanitária".

Visita

Para tentar impedir a visita indesejada de morcegos, Marques recomenda o uso de telas ou de vedações apropriadas nos possíveis locais onde os morcegos podem se alojar. Mas, caso eles surjam, não tente capturá-los e nem matá-los: afinal eles são protegidos pela Lei de Crimes Ambientais". Acione as autoridades sanitárias. (Ex-Libris Comunicação Integrada fone (11) 3266-6088 ramal 223)

As 10 pílulas

01 MÁRCIA LIA diz que está tentando buscar alternativas para entidades assistenciais de Araraquara. Em substituição ao ministro Edinho Silva.

02 SANTA CASA defendida pela petista. Provedor Walter Cury pediu e ela entregou ao ministro Chioro necessidade de ampliação dos leitos da UTI e readequação física da Urgência.

03 MASSAFERA, ao longo dos anos, tem dado atenção máxima para a Santa Casa. O deputado acredita acertadamente que ajudar o hospital significa cuidar da população regional de Araraquara.

04 CORRUPTOS estão com a barba de molho. Viu o que aconteceu com o José Maria Marim? Cadeia nele, diretamente dos Estados Unidos.

05 PROCESSO em nosso país demora, prescreve ou ganha cartaz dos companheiros. Impressionante a diferença de tratamento a criminosos…

06 MARCELO BARBIERI tem (ainda) alguns meses para tentar dissipar a má impressão que grande parte da população tem de sua maneira de administrar.

07 CANDIDATOS não faltam. Só em volta do gabinete do 6º Andar tem o Coca, Boi, Edna, Nino e outros que estão guardando o leite.

08 APOIO TRIPARTITE seria originado no prestígio construído pelo conselheiro do TC-SP, Dimas Ramalho; amigo pessoal do governador, além de deputado Roberto Massafera; e do prefeito Marcelo Barbieri.

09 DESGASTE do prefeito, sem falar da escassez de providências saneadoras para fortalecer a autoestima do povo decorrente da qualidade de vida, vem especificamente da falta de coerência: como provar que o cofre está raspado?

10 CARGOS EM COMISSÃO aos montes. Prefeito deveria comprovar caixa raspado, impedimento para atender servidores, afastando amigos (cabos-eleitorais de luxo) e "aspones" em geral pendurados na máquina pública. OBRIGADO aos que chegaram até aqui e bom final de semana.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando” neste sábado no Sesc Araraquara

Neste sábado tem espetáculo de teatro no Sesc Araraquara

Oficina neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de dança neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS