Basquete: Nezinho relata emoção em seu reencontro com o Gigantão

0
246
Foto: Tetê Viviani
Após vitória em noite histórica, AZ Basquete volta agora suas atenções para o Campeonato Brasileiro


A noite da última quarta-feira (5) foi especial para o armador Nezinho, do AZ Basquete Araraquara. Seu time participou da reabertura do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, e fez a festa da torcida ao vencer o Rio Claro Basquete por 96 a 55 em jogo amistoso realizado após a solenidade que marcou a entrega das obras de reforma do ginásio.

Diante de um adversário que integra o NBB, principal competição da modalidade no país, o time araraquarense não deu margem para erros e mostrou maior volume de jogo desde o início, tanto que a partida foi para o intervalo com ampla vantagem do time da casa: 50 a 25. O AZ Araraquara manteve seu ritmo na segunda metade da partida e fechou o marcador em 96 a 55.

Nascido em Araraquara e hoje com 42 anos de idade, Welington Reginaldo dos Santos, o Nezinho, vem de uma família que respira o basquetebol. É sobrinho de Roseli Gustavo, que coleciona conquistas com a Seleção Brasileira, entre elas o Mundial de 1994 e a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. A tia também motivou as outras sobrinhas, as irmãs Karen e Silvia, ambas com passagens pela Seleção.

Nezinho deixou a cidade muito cedo, com 14 anos de idade e, durante sua carreira, atuou por diversas vezes no ginásio araraquarense, porém sempre do lado adversário. Possui passagens por equipes como Coc/Ribeirão Preto, Lobos Brasília, Limeira, Franca, Vasco da Gama, Universo/Brasília e Brasília Basquete. Entre as façanhas de Nezinho estão conquistas nacionais e a histórica medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2007 pela Seleção. Em 2021, o araraquarense defendeu o BRB/Brasília e atingiu o número de 5 mil pontos marcados no Novo Basquete Brasil (NBB), marca que até hoje só foi atingida por nove atletas.

Assim, esse foi o primeiro jogo de Nezinho defendendo Araraquara no Gigantão, fator que enche o atleta de emoção. “Esse jogo teve muita importância. É muito simbolismo, muitas coisas envolvidas. Para mim, particularmente, quando vim para Araraquara, pensava e sonhava em jogar no Gigantão, que é histórico para mim. É uma alegria muito grande jogar no Gigantão. Quando eu vi que estava pronto, eu entrei sozinho, fiquei curtindo todos os cantos do ginásio e meu olho encheu de lágrimas por ter essa oportunidade de viver esse momento. Depois, foi muito bom ver o prefeito aqui, a torcida, meus familiares e ver tudo o que está acontecendo. O projeto está muito legal e foi muito bacana mesmo. Também estou muito feliz pela vitória, pela evolução da nossa equipe, e isso é muito importante. Precisávamos jogar esse jogo de estreia do Gigantão com vitória e conseguimos estrear com vitória, com uma grande apresentação, e os jogadores foram muito bem. Todo mundo está de parabéns, o prefeito, a Milena Pavanelli, a Roseli Gustavo, o Edio Lopes e todos que trabalharam nos bastidores. Entregar o Gigantão dessa maneira vai permitir que a equipe evolua bastante. Poderemos treinar em dois períodos no Gigantão e isso certamente vai ajudar muito”, comentou.

A equipe volta agora suas atenções para o Campeonato Brasileiro de Basquete, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que disponibiliza duas vagas para o NBB. Seu próximo compromisso pela competição está marcado para esta sexta-feira (14), às 19h, contra o Vitória-BA na casa do adversário.

O AZ Araraquara foi lançado oficialmente em janeiro do ano passado pela Prefeitura de Araraquara, através da Fundesport, e com uma parceria com a AZ Colégio e Cursos, rede educacional com sede em Ribeirão Preto e mais de 350 escolas espalhadas pelo Brasil. Outras empresas apoiadoras são Unimed, Gigapixel, Upway CRM, Empório do Corpo, Multifisio e Restaurante Alto Uruguai.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.