Barriga que não some com dieta e exercícios pode ser resultado de má postura

0
89
Foto: Freepik

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.

Segundo Walkiria Brunetti, fisioterapeuta especialista em RPG e Pilates, tanto a postura, quanto a posição ao caminhar, afetam o aspecto do abdômen. “Para mantermos o corpo ereto é necessário que os músculos abdominais estejam em equilíbrio. Basicamente, que o CORE, como é chamado, tenha força o suficiente para sustentar nosso tronco ereto”.

“Quando não temos esse grupo muscular fortalecido, a tendência é jogarmos nosso tronco para frente ou procurar uma posição mais confortável. Como resultado, a área abdominal fica mais saliente. Caso a pessoa tenha mais gordura na barriga, vai dar uma aparência ainda maior”, explica Walkíria.

LIVRE-SE DOS VÍCIOS POSTURAIS

Praticamente todas as pessoas têm vícios de postura. Contudo, o mais importante é ter a autopercepção de que há algo de errado com os movimentos realizados no dia a dia.

“A vida é muito corrida e fazemos tudo no automático, sem uma consciência corporal. Ter essa percepção das posições corretas para cada movimento do corpo é fundamental”, diz a especialista.

Em relação à barriga saliente, o ideal é passar por uma avaliação fisioterápica. Normalmente, é recomendado algumas sessões do RPG (Reeducação Postural Global).

“O método alonga os músculos das cadeiais anterior e posterior do corpo de maneira global, fazendo com que o quadril volte para a sua posição neutra e, por meio desse reequilíbrio muscular, o abdominal que estava projetado para frente irá se recolocar”, comenta a especialista.

APOSTE NO PILATES

Isoladamente, o RPG pode não ser suficiente para melhorar a postura de forma duradoura. Por isso, o ideal é apostar em atividades físicas que contribuam para a consciência corporal, como o Pilates.

“Nada melhor que o Pilates para fortalecer o CORE. Quando essa região é bem trabalhada, manter a postura ereta fica muito mais fácil e natural. Além disso, o método tem diversos outros benefícios para a saúde musculoesquelética”, finaliza Walkíria.

Portanto, evite fazer dietas malucas, tomar medicamentos sem prescrição e se submeter a tratamentos estéticos, muitas vezes sem comprovação para se livrar da barriga saliente. Uma boa ideia é procurar um fisioterapeuta para avaliar se é a sua postura, ou melhor, seu vício de postura, o causador da sua pochete! (Leda Sangiorgio – Assessoria de Imprensa – leda@agenciahealth.com.br)

Deixe uma resposta