Balanço e projetos do Esporte são temas do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”

0
98

Em entrevista online, Milena Pavanelli e Roseli Gustavo falaram sobre as atuações durante a pandemia e as perspectivas para 2022

A secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, e a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, participaram na quarta-feira (17) da estreia do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, atração oferecida pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria de Comunicação, com o objetivo de sanar dúvidas dos moradores ao vivo em relação à gestão municipal.
No programa, elas falaram sobre a atuação do Esporte de Araraquara durante a pandemia da Covid-19, o momento atual e as perspectivas para 2022, além de responderem questões importantes de internautas sobre as Escolinhas de Esportes e reformas de espaços esportivos da cidade. A entrevista foi realizada de forma remota pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

Atuação durante a pandemia
Milena explicou que, desde o início da pandemia, todos os cuidados foram seguidos à risca para priorizar a saúde dos participantes dos projetos esportivos do município. “A pandemia começou em março de 2020 e seguimos todos os protocolos na Secretaria. O setor administrativo trabalhou normalmente, seguiu os protocolos, e nós precisamos suspender as atividades das Escolinhas de Esportes e do projeto Saúde na Praça, que são os nossos programas de atendimento ao público. Era necessário suspender essas atividades naquele momento e oferecemos atividades no formato digital nesse período todo de 2020 e início de 2021”, relatou.
Em relação às equipes de competição da Fundesport, Roseli explicou que os atletas também se viram obrigados a mudar suas rotinas de preparação. “No início da pandemia, nossos atletas, assim como a população de Araraquara, sofreram um pouco. Eles ficaram em casa, fazendo os treinamentos online que eram passados pelos técnicos, e depois, devagar, de forma gradativa, foram retomando as atividades, seguindo todos os protocolos. Agradecemos a parceria com a Secretaria de Saúde, na figura da Eliana Honain e de todos os funcionários, pois a Secretaria de Esportes e a Fundesport não funcionam hoje sem a Saúde. Todas as nossas equipes que hoje estão em competição foram testadas e é uma parceria importantíssima”, salientou.
A presidente da Fundesport também valorizou o fato de nenhum atleta ou treinador ter sido demitido durante o período mais conturbado da pandemia. “Araraquara é uma cidade privilegiada na questão do esporte. Nosso prefeito Edinho apoia muito o esporte e mesmo com toda a atenção voltada para a saúde, o esporte se manteve. Tivemos todas as nossas equipes em treinamento, com todos os atletas fazendo exames de Covid pela Secretaria de Saúde e hoje estamos colhendo os frutos”, acrescentou Roseli.

Momento atual do Esporte
Milena conta que as atividades das Escolinhas de Esportes foram retomadas no dia 16 de agosto e hoje, três meses depois, o projeto atende 3 mil crianças em 40 pontos da cidade. Outro projeto em expansão é o Saúde na Praça, que atende atualmente 1.248 integrantes em 72 pontos.
Roseli revelou que as equipes da Fundesport caminham para o encerramento das competições da temporada. “Estamos no final do ano, então a maioria das modalidades estão terminando os campeonatos. É um momento de planejar 2022, mas fazemos um balanço extremamente positivo. Após uma pandemia, nossas equipes tiveram a oportunidade de disputar campeonatos relevantes dentro do estado de São Paulo e do Brasil, e algumas ainda estão lutando por títulos”, ressaltou.

Escolinhas em crescimento
Milena e Roseli aproveitaram a ocasião para desmentir rumores de um encerramento das Escolinhas de Esportes. “Essa informação não procede. Na verdade, estamos tentando ampliar cada vez mais as Escolinhas de Esportes, de acordo com a demanda dos bairros”, esclareceu Milena.
“Estamos estudando todas as demandas para fazer a ampliação e com certeza vamos aumentar esse número no próximo ano. Esse é o maior projeto social que nós temos no município de Araraquara. Para quem não sabe, trata-se de um projeto que vai fazer 27 anos, então está no coração de todos nós, principalmente no coração do prefeito Edinho, dos professores, da comunidade e cada vez mais vamos aprimorá-lo para ser acessível a todas as crianças e adolescentes de Araraquara”, apontou Roseli.

Perspectivas para 2022
Durante a entrevista, Milena revelou que o Complexo Aquático da Fonte Luminosa passará por reformas e receberá duas piscinas de biribol. Segundo ela, as melhorias também serão realizadas na quadra de vôlei de areia e na quadra de tênis. As aulas de natação das Escolinhas de Esportes são realizadas atualmente nos clubes da Nipo e da Engenharia, parceiros da Prefeitura. A secretária também afirmou que várias áreas de lazer de diversos bairros da cidade também têm reformas programadas, assim como as pistas de skate da Praça Scalamandré Sobrinho e do Jardim Iguatemi.
Outra grande meta da Secretaria de Esportes é expandir ainda mais as Escolinhas de Esportes, e para isso estão sendo elaboradas outras atrações para os alunos. “Nossa perspectiva é que o número de participantes dobre em 2022. Além disso, temos um projeto que será colocado em prática em janeiro chamado ‘Férias para Brincar’, que será oferecido em alguns bairros da cidade. Vamos divulgar até o final deste mês os locais”, comentou Milena.
“Sabemos que em janeiro as crianças não estão nas escolas, então acabam ficando nas ruas, por isso estamos fazendo um planejamento, uma programação, para poder atender alguns locais que serão divulgados. É importante que os pais, os avós, os responsáveis, levem as crianças para participarem desse projeto”, completa Roseli.
Outra novidade para o próximo ano é a criação das Olimpíadas das Escolinhas de Esportes, que será implantada no mês de outubro, em alusão ao Mês das Crianças. “É um projeto que vai envolver diversas secretarias para uma grande festa. Após dois anos paradas, todas as modalidades e todas as crianças terão a oportunidade de participar. Estamos organizando isso com muito carinho e acreditamos que será uma grande festa. O intuito é fazer com que as crianças se divirtam, mas também haverá premiações não só para os talentos esportivos, mas também para a conduta escolar e conduta com a família”, concluiu Roseli.

A série
No “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, os secretários e presidentes de fundações e autarquia do governo falarão, ao vivo, sobre as principais ações desenvolvidas por suas pastas durante a pandemia da Covid-19 em 2021, além de apresentar um panorama atual de suas atuações e comentar sobre as perspectivas para o próximo ano.
Os programas são diários, têm a duração aproximada de 20 minutos e são abertos para a participação dos internautas, que podem mandar suas perguntas e dúvidas pelo Facebook (www.facebook.com/prefeituraararaquara), nos posts da transmissão ao vivo. Quem não puder interagir em tempo real, terá a oportunidade de assistir ao programa posteriormente, na fanpage da Prefeitura.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta