Avinhado na camisa e no coração 

0
191

Exposição no Saguão da Câmara Municipal de Araraquara apresenta um pouco da história da Ferroviária 

“O povo está feliz, tem futebol com a Ferroviária da Morada do Sol.” A intrínseca relação entre a cidade de Araraquara e a Associação Ferroviária de Esportes (AFE) foi destacada ao longo de toda a solenidade que marcou a abertura da exposição “Ferroviária, nosso manto grená: hoje, amanhã e sempre!”, no Saguão da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde da terça-feira (2).

Idealizada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), e realizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), a exposição ficará disponível até o dia 22 de agosto, data do aniversário da cidade. Ela é fruto de uma parceria com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio de Araraquara e o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara.

“O mais importante desse trânsito do acervo museológico é estar diretamente com a comunidade, entendendo isso que chamamos de educação para o patrimônio. Todos têm que saber que o patrimônio é de todos”, explicou o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

“Queremos que a população venha e que possa também ir ao museu da Ferroviária, porque a história é magnífica e o amor de Araraquara tem que sempre fortalecer a Ferroviária, pois ela leva o nosso nome para fora”, enfatizou Boi.

Fabi destacou a oferta, pela Câmara Municipal, de uma parte da história de Araraquara. “A Ferroviária demonstra essa ligação direta com o seio da nossa cidade. Uma não está desassociada da outra. Por isso, trouxemos um pedacinho do museu para o nosso saguão, que recebe muitas pessoas todos os dias, que poderão ter esse coração atingido e sentir o que a Ferroviária representa, que é essa emoção, essa honra, esse enaltecimento.”

Grande parte da história da Ferroviária foi narrada pelo radialista José Roberto Fernandes, líder dos “Campeões da Bola”. “A Ferroviária é um marco da cidade. É muito mais que um time de futebol, muito mais que um clube. Ela representa a cidade. E a cidade tem na Ferroviária um representante da qual deve se orgulhar muito.” Para ele, é preciso união em torno da agremiação. “A Ferroviária é muito grande, e ela vai crescer ainda mais, vai representar condignamente, como tem feito ao longo da história, mas precisamos nos unir.”

Ligado à Ferroviária desde as categorias de base do clube, o prefeito Edinho Silva (PT) relatou essa proximidade. “É uma identidade muito forte que tenho com a Ferroviária. Sempre que sou chamado, que a diretoria me pede algo em que posso ajudar, nunca nego, sempre me coloco à disposição. Espero poder participar da vida da Ferroviária por muitos anos ainda e ver a Ferroviária se consolidar cada vez mais como grande símbolo, como a grande identidade do povo de Araraquara.”

“São momentos como esse que nos incentivam cada vez mais a nos dedicarmos, a nos entregarmos com todas as nossas forças em prol dessa instituição. Realmente nos emociona. Para nós, é um motivo de muito orgulho, de muita satisfação. Estamos muito felizes nesse momento. Agradecemos esse grupo de vereadores que assinou a moção de apoio à Ferroviária”, finalizou o presidente do clube, Carlos Salmazo.

Serviço 

Exposição “Ferroviária, nosso manto grená: hoje, amanhã e sempre! 

Até 22 de agosto

Local: Saguão da Câmara Municipal de Araraquara – Rua São Bento, nº 887, Centro

Horário: segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.