Audiência Pública promove debate sobre implantação de bueiros ecológicos 

0
172

A reunião foi requerida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas) 

Na noite de quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Araraquara realizou audiência pública para debater a “Implantação de bueiros ecológicos em novos loteamentos e condomínios de Araraquara”. A reunião pública, realizada no Plenário da Casa de Leis, foi requisitada pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), por meio do Requerimento nº 568/2022.

O encontro teve como objetivo convidar a comunidade para discutir e aprofundar os debates sobre o Projeto de Lei Complementar 06/2022, que aborda a importância do dispositivo com o intuito de prevenir os impactos causados pela chuva, evitando o entupimento de bueiros por resíduos e dejetos que caem nas galerias de águas pluviais, minimizando problemas nos cursos d’água.

De acordo com o parlamentar, o bueiro ecológico é um dispositivo inteligente, uma vez que contém um cesto coletor que funciona como uma espécie de filtro por onde escoa a água pluvial, impedindo que alguns materiais e objetos provoquem o entupimento das sarjetas e carreguem materiais que possam degradar os mananciais. “O Projeto de Lei é de grande magnitude porque visa à preservação do meio ambiente. O bueiro ecológico é novidade em Araraquara, mas o dispositivo já está sendo implantado em outras cidades brasileiras”, acrescentou Sponton.

A propositura do vereador, que estabelece a implantação do dispositivo, já passou pelas comissões, mas ainda não foi votada pela Câmara. No entanto, segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla, logo que se tornar lei, será de grande interesse para o Município, pois desonera a máquina pública.

“O serviço de limpeza e manutenção das galerias de águas pluviais e bocas de lobo, realizado atualmente pela Prefeitura, onera bastante os cofres públicos, uma vez que é necessária a utilização de mão de obra reforçada para a execução do serviço. Já o uso do dispositivo permite mais agilidade porque o cesto retém resíduos, facilitando a remoção dos detritos”, afirmou Pelícolla.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.