Audiência Pública debate impacto de ‘horários especiais’ do comércio no fim de ano

Discussão sobre o tema foi proposta pela vereadora Filipa Brunelli (PT)

A vereadora Filipa Brunelli (PT) convocou para as 18h30 do dia 28 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública para debater o tema “Trabalhadores do comércio e o impacto dos ‘horários especiais’ de fim de ano”.

A parlamentar destaca que o fim de ano é uma época marcada por celebrações, festas e, para muitos, um período de grande movimentação no comércio. “As lojas, shoppings e mercados ficam abarrotados de consumidores em busca de presentes e produtos para as festividades. Contudo, por trás dessa intensa atividade, existem trabalhadores que enfrentam longas jornadas de trabalho, especialmente com a implementação dos chamados ‘horários especiais’ de fim de ano.”

Nesse sentido, Filipa entende que é essencial discutir o impacto desses horários no bem-estar dos trabalhadores do comércio, que, muitas vezes, são chamados a estender suas jornadas de trabalho e a abrir mão de momentos importantes com a família e amigos, justamente quando as celebrações de Natal e Ano Novo acontecem. “Embora o aumento nas vendas beneficie a economia e os empregadores, quem paga o preço muitas vezes são os próprios colaboradores, que enfrentam uma carga de trabalho mais pesada e, em alguns casos, condições que podem comprometer sua saúde física e emocional.”

Para a vereadora, debater sobre o impacto dos horários especiais é fundamental para garantir um equilíbrio entre as necessidades do comércio e a qualidade de vida dos trabalhadores. “A discussão sobre os horários especiais de fim de ano não deve ser vista apenas sob a ótica dos consumidores ou da necessidade de aumentar as vendas. É fundamental considerar o impacto direto nas condições de trabalho e na saúde dos trabalhadores do comércio, que são os pilares dessa engrenagem. Ao abordar essas questões, buscamos promover um comércio mais justo e sustentável, em que os direitos dos trabalhadores são respeitados e sua saúde e bem-estar são priorizados”, completa.

A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), além de YouTube e Facebook.

(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 CDHU lança campanha de regularização de contratos com novas regras para facilitar acordos

Audiência Pública debate impacto de ‘horários especiais’ do comércio no fim de ano

Fim da escala de trabalho 6×1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

Alta miopia cresce no Brasil; Tem como se livrar?

Zumbido, um sintoma que afeta 14% da população mundial e pode indicar problemas graves de saúde

CATEGORIAS