Luiz Ayrão é atração da Seresta A Caminho do Sol, uma criação do saudoso Prof. Reginaldo Galli, na primeira gestão do Waldemar De Santi. Foi marcante na Praça Pedro de Toledo, “onde existia mais poesia a partir do coreto”, diz amantes do gênero.
A festa de aniversário de Araraquara, a ser comemorada neste dia 22 de agosto, terá uma agenda com diversas atrações. No Cear (Facira), Teatro Municipal e desfile na Avenida Bento de Abreu. A Prefeitura Municipal confirmou a presença de Luiz Ayrão na Seresta A Caminho do Sol, além de ônibus da CTA gratuito durante todo o dia 22 da 0h às 24h.
Sábado (19)
Viola de Todos os Cantos, a partir das 20 horas em Araraquara, na quinta eliminatória que selecionará uma música raiz e outra regional para a final do festival (26 de agosto, em Limeira). Após as apresentações dos concorrentes acontece o show do violeiro Mazinho Quevedo e Inezita Barroso, considerada “a dama da moda de viola”.
A realização da EPTV tem parceria da Prefeitura Municipal. Nos pavilhões da Facira. Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível (isso não é obrigatório).
Domingo (20)
Orquestra Tom Jobim, neste domingo a partir das 19h no Teatro Municipal. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do teatro. Essa atração objetiva o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, além de dedicar-se à obra do mestre Tom Jobim, à pesquisa e a experimentação musical.
Segunda (21)
A Seresta A Caminho do Sol, bastante tradicional, será realizada no Cear (Pavilhões da Facira), nesta segunda (21), às 21h, tendo como principal atração Luiz Ayrão. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível, que pode ser entregue na hora do evento.
Consta a presença de vários talentos da cidade: Oficina Cultural de Viola Caipira, Alex Lima, Quarteto Café e Seresteiros.
O evento tem a participação do FISA (Fundo das Instituições Social de Araraquara) na praça de alimentação. A renda, como de costume, será revertida às instituições sociais do município.
Terça-Feira (22)
Desfile Cívico Comemorativo vem com temática que se rende à brasilidade de Tarsila do Amaral. Os alunos resgatam o elo de amizade entre Tarsila e Mário de Andrade, modernista célebre que escreveu “Macunaíma” na Chácara de Pio Lourenço que foi de Renato Rocha e Waldemar e Heleith Saffioti.
O trajeto
O desfile deste ano continua na Avenida Bento de Abreu, com uma diferença: parte do Cear em sentido à Praça Scalamandré Sobrinho (Ferroviária). O início: 9h.
Shows Populares
Uma maratona de shows acontece no Cear (Facira), no dia 22, a partir das 14h, com entrada franca. Pop, Hip Hop, pagode e sertanejo animam a tarde e se estendem até à noite, com uma programação variada, promovida numa parceria entre Prefeitura e Rádios Cultura e Morada do Sol.
Sarau na Praça
Mais uma vez a fachada do Museu e a Praça Pedro de Toledo sediam o sarau lítero-musical, com apresentações de teatro, música e dança, além de leitura de poesias e barracas de comidas típicas. O sarau será realizado no dia 25 (sexta), às 19h. As atrações principais são: espetáculo musical com André Peres, e o espetáculo “Conto dos Quatro Cantos do Brasil”, com o Grupo Contos e Cantos (com as atrizes Lú Mani e Cláudia Galvão, acompanhadas da musicista Suzi Mendes).
Programação do Aniversário
Dia 19
Festival Viola de Todos os Cantos
Local: Cear (Facira), 20h.
Ingresso: um quilo de alimento (não obrigatório)
Dia 20
Orquestra Tom Jobim
Local: Teatro Municipal, 19h.
Ingressos: gratuitos (podem ser retirados na bilheteria do Teatro)
Dia 21
Seresta A Caminho do Sol, com Luiz Ayrão.
Local: Cear (Facira), 21h.
Ingressos: um quilo de alimento não-perecível (entrega na hora do evento)
Dia 22
Desfile Cívico Comemorativo
Local: Avenida bento de Abreu, com saída no Cear e dispersão na Praça da Ferroviária. A partir das 19 horas.
Shows Populares
Local: Cear (Facira), a partir das 14 horas. Entrada franca.
Dia 25
Sarau na Praça
Local: Praça Pedro de Toledo, 19h.