Prefeito Marcelo Barbieri assinou com o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) convênio para a implantação do programa Atleta do Futuro nas Escolinhas Mais Esportes de Futsal e Karatê. Atleta do Futuro é um programa do Sesi que utiliza uma metodologia diferenciada para a prática esportiva e promove a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes.
Em Araraquara a metodologia do Sesi será aplicada nas Escolinhas de Karatê e Futsal envolvendo cerca de 200 alunos de cada modalidade, entre 6 e 17 anos. Os instrutores da Prefeitura das duas modalidades esportivas participaram de um curso de três dias para aplicar a metodologia.
No social
Marcelo Barbieri afirmou que o programa é de interesse público pelo seu conteúdo social. "O esporte é uma questão prioritária para a qualidade de vida das crianças e adolescentes e temos a bem-sucedida parceria com a implantação do Sistema SESI na rede municipal".
Sabonete
Marcelo destacou a participação do secretário de Esportes e Lazer, Geicy Sabonete, que trabalhou para a assinatura do programa que tem o patrocínio da empresa Indalfa, representada no ato pelo proprietário Antonio Faccio Junior.
Mais espaço
O diretor da Divisão de Esportes e Qualidade de Vida do Sesi, Alexandre Pflug, ressaltou que o programa vem ao encontro da ampliação dos polos e espaços dedicados ao esporte visando a qualidade de vida dos jovens. "Hoje existe uma dificuldade para trazer crianças e adolescentes para uma atividade saudável", explicou o diretor (acompanhado pela diretora do Centro de Atividades do Sesi Araraquara, Maria Etelvina Squair).
Público
O presidente da Fundesport, Joaquim Palomino, os secretários Geicy Sabonete (Esportes) e Delorges Mano (Administração e Governo), coordenadores, professores e supervisores do Sesi e da Secretaria de Esportes e Lazer, além de alunos da Escolinha de Karatê da Prefeitura, participaram do evento.
O programa do Sesi paulista está presente em mais de 200 cidades, atende 117 mil alunos e conta com o apoio de 216 empresas.
Metodologia
Além da prática esportiva os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.
O Programa contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.
Por se tratar de programa de formação esportiva, com metodologia própria do Sesi, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso aos materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.