Atletas araraquarenses são homenageados na Câmara 

0
172

Erick Vianna e Éder Antônio Souza foram prestigiados pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) 

Araraquara é conhecida como a “Morada do Sol”, mas nesta mesma terra nasceu o “Iceman de Araraquara”, que na tradução literal significa homem de gelo. Isso porque Erick Vianna participou das Olimpíadas de Inverno de Beijing, na China, representando o Brasil e, juntamente a três atletas, garantiu uma inédita vaga na final, conquistando o 20º lugar no Bobsled 4-man.

Por isso, na noite da quarta-feira (31), a Câmara entregou a ele a Medalha de Mérito Desportivo. A solenidade foi conduzida pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) – responsável pela indicação da homenagem – e contou com a presença de familiares, colegas, amantes do esporte e do vereador Emanoel Sponton (Progressistas).

“O Erick é um exemplo para nossa cidade. Desafiando a tudo e a todos, ele mostrou que é possível um araraquarense estar representando o Brasil entre os melhores do mundo”, argumentou Bianco.

O atleta cresceu no Jardim das Hortências, tendo seu primeiro contato com o esporte por meio do atletismo, por incentivo da professora Simone Pecini, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabello”. Lá, Erick participou de sua primeira competição, obteve destaque e tomou gosto pela modalidade. Em 2010, aos 17 anos, recebeu o convite do técnico de atletismo do Brasil, Marcelo Lima, para treinar no Centro de Excelência de São Paulo

No atletismo, Erick tornou-se campeão brasileiro universitário na prova de revezamento 4x100m em Aracaju (SE), campeão brasileiro universitário no revezamento 4x400m e segundo colocado nos Jogos Universitários Brasileiros nos 110 metros com barreiras, na mesma cidade. Além disso, também foi segundo colocado no 24° Meeting Internazionale de Atlética nos 100m rasos em Ponzano Veneto, na Itália, terceiro colocado no Meeting Internacional de Avellino nos 110 metros com barreiras em Avellino, Itália, e quinto colocado no Meeting Internacional Gala Dei Castelli na prova dos 100 metros rasos em Bellinzona, Suíça.

Em 2015, surgiu a oportunidade de Erick integrar a Seleção Brasileira de Bobsled, o esporte de inverno no qual uma equipe, por meio de um trenó, realiza descidas cronometradas em uma pista de gelo. O Atleta participou de uma série de testes e conseguiu garantir uma vaga na Seleção, até que, em 2018, disputou sua primeira Olimpíada de Inverno, realizada em PyeongChang, na Coreia do Sul. Com Erick na equipe, a Seleção Brasileira foi campeã da Copa América de Bobsled na temporada 2017/2018. Nas Olimpíadas de Inverno de Beijing, na China, o time brasileiro formado por Erick Vianna, Edson Bindilatti, Rafael Silva e Edson Martins garantiu uma inédita vaga na final, conquistando o 20º lugar no Bobsled 4-man. Erick Vianna é um exemplo de disciplina e comprometimento para a nossa cidade.

“Eu gosto de coisas novas, de adrenalina, de desafios, de velocidade, tudo o que tem a ver com o BobsLed. Estar entre os 20 melhores do mundo era realmente o que a gente buscava”, contou o atleta.

Após alcançar o melhor resultado na modalidade, Erick segue inspirando outros jovens araraquarenses. “Eu vejo o esporte como um caminho, um horizonte, pois dele surgem muitas oportunidades. O Erick é espelho para tantos outros jovens que sonham em ser atletas”, finalizou o coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes.

Homenagem surpresa 

Durante a noite, outro atleta foi homenageado na Câmara de Araraquara pelo vereador Guilherme Bianco. Éder Antônio Souza, também nascido na cidade, ficou conhecido mundialmente por ser um atleta brasileiro de barreiras. Competiu nos 110 metros com barreiras nos Campeonatos Mundiais de 2007 e 2015 e também disputou os jogos Olímpicos em 2016. Seus recordes pessoais são 13,46 segundos nos 110 metros com barreiras (+1,4 m/s, São Bernardo do Campo 2015) e 7,72 segundos nos 60 metros com barreiras (Valladolid 2008). “O esporte é uma ferramenta de transformação na nossa cidade, vida, família e comunidade. Nós precisamos de mais apoiadores no esporte para que surjam novos ‘Ericks’ e ‘Éders'”, completou Souza.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.