Atividades educativas marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente em Araraquara

0
347

A programação conta com observação de aves no Parque Botânico, palestras em escolas e atividades de sensibilização na praça Pedro de Toledo

 A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Agricultura (vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo), Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Ciências Biológicas da Universidade de Araraquara (UNIARA), realizam no dia 4 de junho (sábado), a atividade “Venha Aprender sobre Preservação”, das 8h às 11h30, na Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes-n.º/Centro).

O evento marca a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e visa despertar a atenção da população de Araraquara para a importância da preservação do Meio Ambiente e para a construção de um modelo mais sustentável de desenvolvimento.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, lembra que no dia 5 de junho é comemorado em todo mundo o Dia do Meio Ambiente, definido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e realizado anualmente desde 1974. “O evento se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, sendo celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo. O evento deste ano terá a Suécia como anfitriã e o tema “Uma Só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza”, acrescenta Valter.

De acordo com ele, a atividade a ser realizada na Praça Pedro de Toledo irá trabalhar três eixos: Água (um recurso finito e limitado), 5Rs (Desenvolvimento Sustentável) e Biodiversidade (Preservação do Meio Ambiente). “Teremos atividades práticas dentro de cada eixo temático e contamos com a participação da população”.

Valter afirma que no eixo Água serão apresentados dois experimentos, um demonstrando a importância do aquífero Guarani e outro sobre a importância das matas ciliares para preservação dos corpos hídricos e, consequentemente dos recursos hídricos superficiais. “Outra atividade desse eixo é a atividade denominada Bacia Hidrográfica Local, que tem como objetivo contextualizar o conceito de Bacia Hidrográfica e apresentar aos participantes os corpos hídricos que estão mais próximos a sua casa. Também será apresentado de forma impressa as bacias hidrográficas, nascentes e córregos do município”.

Segundo o gerente, no eixo 02, serão apresentados assuntos referentes aos 5Rs do desenvolvimento sustentável (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar). “Vamos falar sobre o tempo de decomposição dos resíduos, a importância da Coleta Seletiva e da Reciclagem, o uso de sacolas plásticas, o reaproveitamento de alimentos, compostagem caseira, entre outros assuntos. Por fim, os participantes irão preencher uma ficha para colar na árvore de boas ideias denominada mural de atividades sustentáveis”.

Valter acrescenta que o eixo 3 se denomina Biodiversidade e irá abordar a importância da Salvaguarda da Biodiversidade. “Teremos atividades onde a população poderá conhecer a nossa fauna, falaremos da importância do combate ao tráfico dos animais silvestres e o impacto das queimadas sobre a fauna. Além de apresentar os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a importância da preservação da dos predadores naturais para o controle do vetor das zoonoses (Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela Urbana) que causam sérios problemas de saúde pública no Brasil”.

Além deste evento realizado em parceria com a Uniara, o gerente destaca que haverá apresentação da palestra “Sustentabilidade para um mundo melhor”, na Escola Estadual “Joaquim Pinto Machado Junior” no dia 6 de junho (segunda-feira) e o evento gratuito de observação de aves chamado “Vem Passarinhar no Parque”, no dia 5 de junho (domingo), no Parque do Botânico, realizado pelas associações Parque Vivo e GO-AMA (Grupo de Observadores de Aves do Município de Araraquara). “O evento começa às 7h30 e vai até as 11h30, com café da manhã comunitário, bate-papo sobre observação de aves e atividade de observação de aves pelo Parque do Botânico. Para participar, recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. Se você tiver binóculo ou câmera fotográfica, fique à vontade para levá-los!”, concluiu Valter.

Para encerrar a semana de atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade irão apresentar na quarta-feira (08), às 15h, a palestra sobre resíduos sólidos “Pequenos gestos e grandes mudanças”, aos alunos do CAIC – Ricardo Caramuru de Castro Monteiro.

Confira a programação completa:

04/06 – Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente “Venha Aprender Sobre Preservação”, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Agricultura (vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo), a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Ciências Biológicas da Universidade de Araraquara (UNIARA)

Horário: 08h às 11h30

Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes-n.º/Centro)

05/06 – Evento gratuito de observação de aves “Vem Passarinhar no Parque”, realizado pelas associações Parque Vivo, Instituto Paz e Bem e GO-AMA (Grupo de Observadores de Aves do Município de Araraquara)

Horário: 7h30 às 11h30

Local: Parque do Botânico

06/06 – Palestra “Sustentabilidade para um mundo melhor”, apresentada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Horário: 8h30

Local: Escola Estadual “Joaquim Pinto Machado Junior”

08/06 – Palestra sobre resíduos sólidos “Pequenos gestos e grandes mudanças”, apresentada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Horário: 15h

Local: CAIC – Ricardo Caramuru de Castro Monteiro

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.